
Hora do voto: veja quais os 11 Municípios do AM que votarão em horário diferente de Manaus
Os eleitores do Amazonas terão horário diferente este ano para o início e término do voto, após a decisão de uniformização, em todo o Brasil, pelo horário de Brasília, em razão do Estado ter fuso diferente da capital do País.
Sendo assim, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Roraima e Mato Grosso terão a votação iniciada uma hora antes, às 7h e finalizada às 16h. No Amazonas, o horário de 7h às 16h vigora para Manaus e 50 municípios.
Horário diferenciado, de 6h às 15h vai valer para 11 cidades amazonenses: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Tabatinga, São Paulo de Olivença e Jutaí.
No estado do Acre, a votação começará duas horas mais cedo e, em Fernando de Noronha, uma hora mais tarde. A regra segue o que foi decidido pelo Plenário do TSE na resolução de atos gerais .
As eleições ocorrem no dia 2 de outubro. Em caso de necessidade, o segundo turno do pleito acontecerá no dia 30 de outubro. Uma das principais novidades da resolução é no tocante ao horário de início da totalização dos resultados. Isso porque, nas eleições de outubro, os horários de início (8h) e de encerramento (17h) da votação serão uniformizados, em todo o país, pelo horário oficial de Brasília. Essa regra não se aplica ao voto no exterior.
A divulgação do resultado das eleições para presidente da República no segundo turno só começará a partir das 20h, pelo horário de Brasília. Isso porque, com a adoção do horário de verão, o estado do Acre ficará com três horas a menos de fuso horário em relação à Capital do país.
Já os resultados do segundo turno para governador nos 13 estados e no DF começarão a ser divulgados logo após o término da votação em cada estado (17h, pelo horário local).
Veja mais notícias em Política