27/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

TSE vai testar novas urnas eletrônicas em eleição simulada neste domingo (21) em Bela Vista (MA)

Publicado em 21 de agosto, 2022

TSE vai testar novas urnas eletrônicas em eleição simulada neste domingo (21) em Bela Vista (MA)

As novas urnas eletrônicas vão ser testadas pelo Tribunal Superior Eleitoral neste domingo (21) em uma única eleição simulada antes de outubro.

Na cidade ou na zona rural de Bela Vista, no Maranhão, o assunto é um só. “Com certeza, a eleição simulada que vai acontecer amanhã”, afirma Moisés Santos, coordenador de música.

Bela Vista fica a 245 quilômetros de São Luís. O município, que é um dos mais novos do estado, vai ser o único do país a realizar votação simulada com o novo modelo de urna eletrônica, que será usado nas eleições de outubro.

Em todo Brasil, serão quase 225 mil urnas desse novo modelo. Dessas, 8 mil serão utilizadas no Maranhão, inclusive em Bela Vista. A simulação é um teste final e vai servir de modelo para o processo eleitoral em todo o país.

“Bela Vista é um município que tem uma logística bastante facilitada para fazer uma simulação desse porte. Essa simulação visa com que a gente analise cenários que vão acontecer na eleição de forma inédita”, diz o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Gualter Gonçalves Lopes.

Modelo

O novo modelo tem um processador 18 vezes mais rápido que o da versão anterior. Traz recursos adicionais de acessibilidade, aprimoramentos em termos de segurança, transparência e agilidade para que todos tenham a oportunidade de votar.

“Tirar dúvidas também, porque tem pessoas que às vezes acham que as urnas eletrônicas não são capazes de fazer uma eleição limpa e agora nós vamos tirar a dúvida que ela é justa, sim”, diz o lavrador Sebastião Lima.

Dez técnicos do Tribunal Superior Eleitoral acompanham de perto todo o processo da eleição simulada.

“Treinar os mesarios e testar o sistema. O sistema está praticamente pronto para eleição. Então a gente testa o sistema, testa as urnas e vê se está tudo ok para as eleições”, explica o coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE, Rafael Azevedo.

Dona Expedita, de 76 anos, não quer perder esse compromisso, que para ela é sagrado: “Eu acho bom é votar. Eu tenho prazer de votar. Nunca votei à força, graças a Deus.”

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.