Guia ajuda a esclarecer termos técnicos relacionados ao sistema eletrônico de votação

Guia ajuda a esclarecer termos técnicos relacionados ao sistema eletrônico de votação

Com o objetivo de esclarecer sobre termos técnicos relacionados ao sistema eletrônico de votação, a Secretaria de Comunicação e Multimídia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza de forma on-line e gratuita o Glossário de TI. A publicação traz, em textos curtos e por ordem alfabética, verbetes utilizados pela área de Tecnologia da Informação no cotidiano do processo eleitoral.

Clique para acessar e baixar o Glossário de TI do TSE.

Essa nova ferramenta de informação oferece, a cidadãs e cidadãos, esclarecimentos sobre diversas expressões utilizadas por especialistas de TI, que estão relacionadas ao processo eleitoral eletrônico. O Glossário de TI traz 35 verbetes no total, entre eles: assinatura digital, barreiras de segurança, boletim de urna, código-fonte da urna, flash card, hacker, log de urna, malware, observadores eleitorais, QR Code, Teste de Integridade da urna eletrônica e zerésima.

Exemplo

O novo serviço produzido pela Secom do TSE, explica, por exemplo, um termo pouco conhecido relacionado ao modelo da urna eletrônica – “Urna Trusted-DRE”. O texto explica a funcionalidade do equipamento, ressaltando que é um microcomputador de uso específico para eleições, com as seguintes características: resistente, de pequenas dimensões, leve, com autonomia de energia, com diversos recursos de segurança e de fabricação brasileira.

O termo DRE (Direct Recording Electronic) é uma denominação que não se classifica para a urna brasileira. Isso porque o mecanismo de votação usado no Brasil tem uma arquitetura única no mundo, denominada T-DRE ou Trusted-DRE, com o conceito inicial publicado em artigo científico em 2010. Essa arquitetura vem sendo implementada desde o modelo 2009 e evoluída desde então.

O guia

O Glossário de TI foi elaborado pela Coordenadoria de Imprensa da Secretaria de Comunicação e Multimídia (Cimp/Secom), com a colaboração da Coordenadoria de Tecnologia Eleitoral da Secretaria de Tecnologia da Informação (Cotel/STI) e da Coordenadoria de Editoração e Publicações da Secretaria de Gestão da Informação e do Conhecimento (Cedip/SGI).

Acesse o Glossário de TI no Portal do TSE.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *