Seminf avança em obra emergencial no Grande Vitória, onde dez casas foram atingidas por erosão

Foto: Divulgação/Seminf

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), foi acionada pelos moradores da avenida Cruzeiro, no bairro Grande Vitória, zona Leste da cidade, depois que dez residências foram atingidas por uma erosão causada pelo rompimento de uma antiga rede de drenagem, sem manutenção há, pelo menos, 20 anos. De forma imediata e preventiva, trabalhadores iniciaram as obras de contenção, utilizando máquinas escavadeiras e retroescavadeiras.

Uma equipe com 20 trabalhadores da Seminf atua no local, trocando toda a tubulação para levar segurança a todos. O engenheiro Édson Júnior, responsável pela obra, disse que os serviços são feitos com cautela, por conta da existência de tubulações de água da empresa Águas de Manaus na via.

“Aqui temos que observar com muita atenção essa rede de distribuição de água, para que a tubulação não seja atingida. O rompimento da antiga rede de drenagem provocou diversas erosões e alagamentos na via, atingindo dez residências. Cuidadosamente, estamos fazendo as escavações e o assentamento das novas manilhas em concreto, para solucionar de vez o problema no local. Seguimos a determinação do prefeito David Almeida e do secretário municipal de Infraestrutura, Renato Júnior, para atuarmos de forma célere e segura para todos e entregar uma obra de qualidade a essas famílias”, afirmou Édson.

A rede de drenagem, que totaliza 300 metros de extensão, já foi recomposta em 150 metros, com a implantação das novas tubulações com 800 milímetros, cada. Nesta quinta-feira, 11/8, as equipes de obras trabalham fazendo a interligação para eliminar a antiga rede. Três novas caixas de passagem foram implantadas para dar vazão ao fluxo das águas pluviais, facilitando também futuras manutenções, sem a necessidade de danificar a via.

No local, vivem mais de cem famílias, que sofriam, principalmente, em dias de fortes chuvas. Além dos alagamentos, o rompimento da antiga rede de drenagem danificou muros, calçadas e garagens das residências.

Foto: Divulgação/Seminf

O mecânico Luiz do Amaral, 57, disse que só agora consegue dormir tranquilo. “Era só chover que a minha casa alagava. Quando eu vi o muro do vizinho quebrando, fiquei desesperado, porque minha casa poderia também ser atingida. Eu sei que é uma obra longa, que não vai ser concluída do dia para a noite, mas tenho a certeza de que, agora, não vamos mais passar por esse sofrimento”, afirmou o morador.

Assim que toda a nova tubulação for implantada, as equipes da Prefeitura de Manaus farão os serviços de drenagem superficial, para a recuperação de calçadas, meio-fio, sarjeta, além dos muros danificados. O trabalho será finalizado com aplicação de asfalto em toda a extensão da via.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *