Base Arpão efetuou mais de 300 prisões durante ações de combate ao narcotráfico no rio Solimões

Base Arpão efetuou mais de 300 prisões durante ações de combate ao narcotráfico no rio Solimões

Em dois anos de funcionamento na calha do rio Solimões, a Base Fluvial Arpão registrou a prisão de 311 infratores durante as ações de combate à criminalidade nas proximidades do município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus). No período, as operações conseguiram interceptar mais de cinco toneladas de drogas, ajudando a aumentar o prejuízo ao crime organizado, que perdeu o equivalente a R$ 133,9 milhões em materiais ilícitos.

Os dados são do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGI-F), da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Criada pelo governador Wilson Lima, a Base Arpão é uma unidade integrada de combate ao crime implantada em uma área estratégica para o combate ao crime e a pirataria.

Segundo o secretário executivo do GGI-F, capitão Diego Magalhães, a base operacional trouxe mais segurança para a população ribeirinha que vive na área do Solimões. Com as fiscalizações de rotina e incursões nas proximidades, o resultado é exitoso para as forças de segurança.

“Essa área era uma área de grande conflito, principalmente com roubos e o tráfico de drogas. Com a presença da Base Arpão nós conseguimos minimizar, transformando aquela área em uma área novamente habitada pelos ribeirinhos que agradecem a presença da polícia no local”, afirmou o capitão.

Outros crimes

Além de combater o narcotráfico, a Base Arpão registrou números expressivos de apreensões relacionadas à pirataria e crimes ambientais. O levantamento do GGI-F destaca a apreensão de 183 eletrônicos, mais de 80 toneladas de animais de caça e pescado, 592 m³ de madeira, 6.000 m³ de minérios e 1,3 quilos de ouro.

“É importante destacar o investimento do Governo do Estado, priorizar o policiamento fluvial, levar condições ao policial militar através de embarcações blindadas, equipamentos de visão noturna. Esse aparato fez com que hoje a Base Arpão se tornasse referência nacional. Também vale ressaltar o convênio com o Governo Federal, através do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o qual apoia as nossas ações com a Operação Hórus”, complementou o capitão Diego Magalhães.

Até o final do ano será lançada a Base Arpão II. O local reforçará o trabalho executado pela Base Fluvial Arpão de Coari e será instalada na calha do rio Negro. “Dessa forma vamos dificultar a entrada e chegada de entorpecentes na capital, assim diminuindo os índices de criminalidade na capital e interior do estado”, salientou Magalhães.

Unidade operacional

A Base Fluvial Arpão foi lançada em agosto de 2020 pelo governador Wilson Lima, integrada às ações da operação Hórus, do Governo Federal, a unidade passou a integrar o Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia).

Projeto inédito, a base conta com um efetivo de policiais civis entre delegados, investigadores e escrivães, militares dos batalhões especializados da Polícia Militar do Amazonas, Corpo de Bombeiros e Força Nacional.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *