Polícia pede prisão preventiva de PM que atirou na cabeça do campeão mundial de jiu-jítsu Leandro Lo

Polícia pede prisão preventiva de PM que atirou na cabeça do campeão mundial de jiu-jítsu Leandro Lo

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) informou, neste domingo (7), que a Polícia Civil pediu a prisão preventiva do policial militar apontado como o autor do disparo contra o lutador Leandro Lo, de 33 anos.

Lo foi atingido na cabeça e está internado em estado gravíssimo no Hospital Arthur Saboya, no Jabaquara, após ter sido socorrido durante a madrugada, após uma briga com o policial durante um show de pagode.

Conforme boletim de ocorrência do caso, o autor do crime é PM Henrique Otávio Oliveira Velozo. Ele está foragido. O advogado da família do lutador, Ivan Siqueira Júnior, afirmou que o atleta teve morte cerebral confirmada.

A Polícia Militar disse lamentar o ocorrido e que já abriu um inquérito administrativo para investigar o ocorrido.

Segundo testemunhas que estavam no Clube Sírio, na Zona Sul de SP, houve uma discussão entre Leandro Lo e o PM Henrique Velozo, que estava de folga, durante show do grupo Pixote, dentro do clube, por volta de 2h da manhã.

Discussão e tiro

De acordo com as testemunhas, o lutador teria imobilizado o policial após uma discussão. Ao ser liberado, o agente da PM teria dado alguns passos para frente e disparou contra a cabeça do lutador à queima roupa.

O caso foi registrado como tentativa de homicídio pelo 16º Distrito Policial da Vila Clementino. O policial fugiu do local e está sendo procurado pelas autoridades.

Nota

O Clube Sírio divulgou nota dizendo que se solidariza com a família de Leandro Lo “pelo lamentável incidente ocorrido na madrugada do dia 7 de agosto de 2022, em um evento realizado por terceiros”.

O clube afirmou também que “está colaborando com as autoridades responsáveis pela investigação e esperamos que o incidente seja esclarecido o mais rápido possível”.

O advogado da família de Leandro Lo contou que, após o tiro, o policial agressor ainda deu dois chutes em Leandro no chão e fugiu em seguida. Pouca gente ouviu o barulho do tiro porque o som estava alto em função do show.

Um amigo do lutador que presenciou o crime disse que o autor do tiro estava sozinho e provocou Lo e cinco amigos, que estavam numa mesa.

“Ele chegou, pegou uma garrafa de bebida da nossa mesa. O Lo apenas o imobilizou para acalmar. Ele deu quatro ou cinco passos e atirou”, disse a testemunha, que pede para não ser identificada.

Trajetória

Leandro Lo foi campeão mundial de jiu-jítsu por oito vezes. A última conquista, na categoria meio-pesado, foi em 2022, a primeira em 2012, na categoria peso-leve.

Nas redes sociais, ele narra os dois títulos como “as duas conquistas mais importante da carreira”.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *