Ministro da Defesa japonês diz que 5 mísseis da China caíram no mar do Japão

Ministro da Defesa japonês diz que 5 mísseis da China caíram no mar do Japão

Cinco mísseis balísticos disparados pela China parecem ter atingido o mar do Japão, na Zona Econômica Exclusiva do Japão (ZEE), disse o ministro da Defesa japonês, Nobuo Kishi, nesta quinta-feira (4), acrescentando que este foi o primeiro incidente desse tipo.

“Ter cinco mísseis chineses caindo dentro da ZEE do Japão é inédito”, disse Kishi a repórteres. “Nós protestamos fortemente por meio dos canais diplomáticos”, acrescentou.

A zona se estende por 200 milhas náuticas dos limites externos dos mares territoriais do Japão e mísseis norte-coreanos caíram em uma parte diferente da ZEE do Japão no passado, incluindo vários em uma enxurrada de lançamentos no início deste ano.

Os exercícios, os maiores já realizados pela China no Estreito de Taiwan, começaram conforme programado ao meio-dia e incluíram disparos reais nas águas ao norte, sul e leste de Taiwan, elevando as tensões na área ao nível mais alto em um quarto de século.

As operações ocorreram dois dias depois que a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, visitou Taiwan, e poucas horas depois que a China disse que uma reunião planejada entre seu ministro das Relações Exteriores e o do Japão havia sido cancelada devido ao descontentamento da China com um Declaração do G7 pedindo a Pequim que resolva as tensões de Taiwan pacificamente.

Países do Sudeste Asiático

O bloco regional da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) alertou nesta quinta-feira (4) sobre o risco de que a volatilidade causada pelas tensões no Estreito de Taiwan possa levar a “erros de cálculo, confrontos sérios, conflitos abertos e consequências imprevisíveis entre as principais potências”.

A Asean fez as declarações em um comunicado de seus ministros das Relações Exteriores depois que o Camboja pediu que todos os lados diminuíssem a tensão sobre Taiwan.

A reunião em Phnom Penh, capital do Camboja, do bloco de 10 membros, que é acompanhada por uma série de altos funcionários de outros países, incluindo China e Estados Unidos, foi ofuscada pelos acontecimentos em Taiwan após a visita da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi.

“A Asean está pronta para desempenhar um papel construtivo na facilitação do diálogo pacífico entre todas as partes”, disse a organização ao pedir o máximo de contenção e que todos os lados se abstenham de provocações.

A viagem de Pelosi, a visita de mais alto nível dos EUA à autogovernada Taiwan em 25 anos, provocou indignação na China, que respondeu com uma explosão de exercícios militares e outras atividades na área.

Os países do Sudeste Asiático tendem a seguir uma linha cuidadosa na tentativa de equilibrar suas relações com a China e os Estados Unidos, cautelosos em irritar qualquer uma das grandes potências.

Em Phnom Penh, o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, chamou a visita de Pelosi de “maníaca, irresponsável e altamente irracional”, informou a TV estatal chinesa.

Pelosi rejeitou as críticas chinesas à sua visita e um alto funcionário dos EUA disse na quarta-feira que o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, levantou a perspectiva da visita com Wang no mês passado.

China

A mídia estatal chinesa disse que não havia planos para Wang e Blinken se encontrarem no Camboja.

O Ministério das Relações Exteriores da China disse que uma reunião entre Wang e seu colega japonês à margem da reunião da Asean foi cancelada, citando descontentamento com uma declaração do G7 pedindo à China que resolva a tensão sobre Taiwan pacificamente.

Blinken não mencionou a visita de Pelosi na quinta-feira em comentários a repórteres no Camboja.

Depois de conhecer seu colega indiano, Subrahmanyam Jaishankar, Blinken saudou uma “visão compartilhada de um Indo-Pacífico livre e aberto”.

Blinken, que está entre os 27 ministros das Relações Exteriores que devem participar de uma reunião de segurança do Fórum Regional da Asean na sexta-feira, disse que suas conversas com Jaishankar cobriram “a situação no Sri Lanka, na Birmânia e em vários outros pontos quentes”.

Tags: China, Japão, Taiwan
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *