PTB lança candidatura de Roberto Jefferson, que está em prisão domiciliar, à Presidência da República

Foto: Agência Brasil

Nesta segunda-feira (1º), o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) formalizou a candidatura do ex-deputado federal Roberto Jefferson à Presidência da República. A convenção partidária contou com a presença do deputado federal Daniel Silveira (RJ), lançado pelo PTB como candidato ao Senado pelo Rio de Janeiro, apesar de estar inelegível.

Roberto Jefferson foi condenado no escândalo do mensalão e, atualmente, cumpre prisão domiciliar. Ele foi aprovado por aclamação durante a convenção.

Por meio de um vídeo, Jefferson lembrou que, nas eleições de 2018, o PTB apoiou o presidente Jair Bolsonaro (PL). “Logo no princípio do governo eu disse para ele que o PTB só desejava um cargo no governo, o de presidente da República, e o convidei a integrar o nosso partido, visto que o PSL [legenda que se uniu ao DEM para formar a União Brasil], seu partido, se esvaziara e rachara ao meio”.

O ex-deputado também defendeu na gravação que o PTB tenha um nome na disputa eleitoral. “Nossa ação não se opõe a Bolsonaro. Confronta a abstenção, preenchendo alguns nichos de opção ao eleitorado direitista”.

Roberto Jefferson foi preso em agosto de 2021 em operação da PF autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes no âmbito da investigação que apura suposta organização criminosa atuando nas redes sociais para atacar a democracia.

Ele também foi pivô do escândalo do mensalão. Em junho de 2005, concedeu uma entrevista à Folha na qual delatou o esquema de corrupção organizado pelo PT por meio de pagamentos mensais para corromper parlamentares e garantir apoio ao governo Lula no Congresso em 2003 e 2004.

Jefferson foi preso em fevereiro de 2014 e condenado a 7 anos e 14 dias de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Foi liberado em maio de 2015 para cumprir pena em prisão domiciliar.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *