15/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Livro ‘As Charges do Miranda’ faz parte do programa ‘Memória Reencontrada’

Publicado em 27 de julho, 2022

O livro “As Charges do Miranda (O que vier eu traço!)” foi lançado nesta quarta-feira (27). Foto: Divulgação/Oliveira Júnior/Manauscult

A Prefeitura de Manaus lançou, nesta quarta-feira, 27/7, o livro “As Charges do Miranda (O que vier eu traço!)”, do chargista Miranda, na sede do jornal A Crítica, localizada no bairro Aleixo, zona Centro-Sul da cidade. A obra faz parte do programa “Memória Reencontrada”, desenvolvido pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

O presidente do Concultura, Tenório Telles, ressaltou a importância do homenageado para a cultura e memória afetiva e cidadania de várias gerações que acompanharam a crônica bem-humorada e ácida de Miranda. “O programa ‘Memória Reencontrada’ cumpre o papel da prefeitura de, como poder público, reconhecer e promover autores e suas obras na formação cultural de nossa população”, afirmou.

Na ocasião, um bate-papo ao vivo com os chargistas Romahs, Myrria, Jack Chaves Cartoon e Fernando Brum foi transmitido pelo canal do jornal A Crítica na internet, debatendo sobre a essência de Miranda em suas carreiras e para o jornalismo amazonense.

“Esse encontro serviu para abrir portas para pessoas que passaram batido e, por meio do programa Memória Reencontrada, resgataram autores e histórias que tiveram uma contribuição na nossa história, como também no cenário político e social. Como disse a historiadora Emília Viotti da Costa, ‘Um povo sem memória é um povo sem história’”, enfatizou o coordenador da obra, o livreiro Simas Pessoa.

Foto: Divulgação/Oliveira Júnior/Manauscult

O lançamento marcou a estreia de “lives” no Studio C, do jornal A Crítica. A diretora de Conteúdo, Aruana Brianezi, destacou que, com essas parcerias, a ideia é colocar os espaços do jornal cada vez mais à disposição de eventos que fomentam o acesso à cultura e arte à população.

“Eu acho que esse é um evento que faz muito sentido para a cidade, e mudar a visão das pessoas, aguçar esse senso crítico é sempre muito satisfatório para quem é jornalista. Então, espero que seja o primeiro evento de muitos”, concluiu Brianezi.

Veja mais notícias em Entretenimento

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.