Fake news tira Amom do pleito e ele garante: ‘Ou a Câmara Federal ou nada’. Entenda

Fake news tenta tirar Amom

Fake news tenta tirar Amom da disputa da Câmara Federal. Ele tem se destacado entre os vereadores por projetos como o replantio de árvores em Manaus

O vereador Amom Mandel (Cidadania) desmente os boatos sobre a Federação PSDB-Cidadania desistir de disputar a Câmara Federal. “Isso é fake news (notícia falsa). O Cidadania tem o maior interesse em formar bancada federal. Temos chapa, com nomes de reserva, até mesmo sem o PSDB”, afirma o vereador. Amom é apontado como novidade e nome mais forte, individualmente, na disputa do pleito. É o número de deputados federais, eleitos em 2022, que definirá o valor das verbas partidária e eleitoral de cada federação ou partido, a partir de 2023.

Os boatos começaram quando a ex-deputada estadual e federal Conceição Sampaio (PSDB) anunciou que disputará a Assembleia Legislativa. “Depois da pandemia, a gente tem uma enorme necessidade de ficar mais próximo dos amigos e dos familiares. Quero servir ao povo do Amazonas em Manaus e dentro do Estado”, disse, ao portal, a ex-parlamentar.

Outro que não deve entrar na disputa da Câmara dos Deputados é o ex-deputado estadual e federal Arthur Bisneto. Ele estaria empenhado em negócios privados e teria desistido da política partidária. Bisneto só vai trabalhar para ajudar o pai, o ex-prefeito e ex-senador Arthur Virgílio, pré-candidato ao Senado.

A partir da desistência de Conceição e da possível ausência de Bisneto surgiram os boatos da desistência da federação. “Estamos trabalhando, construindo a chapa com nomes fortes e chegaremos fortalecidos à convenção”, disse Amom Mandel.

 

Nomes e números

O Cidadania se prepara até para cobrir as nove vagas de candidatos a deputado federal da federação. A nova legislação limitou o número de postulantes, em partidos individuais ou federações, ao número de vagas disponíveis mais um. Como o Amazonas tem oito vagas na Câmara Federal, os candidatos podem ser até nove.

O advogado Leland Barroso, especialista em legislação eleitoral, diz que o número provável do quociente é de 170 mil votos. Isso significa que partido ou federação terá que, entre os até nove candidatos, recolher esse total de votação para concorrer a uma vaga.

A sobra será disputada pelos grupos que conseguirem atingir 80% do quociente, que é 136 mil votos.

O percentual mínimo não é apenas para partidos e federações. Não haverá, neste pleito, candidato eleito na “rebarba”, a sobra dos “puxadores de votos”. Fenômenos como Enéas Carneiro e Tiririca, que “puxaram” candidatos com números inexpressíveis, não repetirão o absurdo, como explica o especialista. O candidato precisará de 10% do quociente eleitoral (17 mil votos), no primeiro cálculo, e 20% (34 mil) no segundo, a “sobra”.

A federação PSDB/Cidadania, além de Amom Mandel, tem o apresentador do Boi Bumbá Garantido Israel Paulain. Ele foi recebido com festa pelo pré-candidato a governador do grupo, Amazonino Mendes.

Outros nomes são a sobrinha de Amazonino, a ex-secretária estadual Mônica Mendes, e o médico ortopedista Raymison Monteiro.

“O fechamento dos nove nomes só deve acontecer na convenção partidária”, disse Amom. O prazo da legislação eleitoral foi aberto nesta quarta (20/07) e vai até o dia 05/08. A data mais provável para a federação PSDB/ Cidadania é 29/07.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *