24/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Rússia se prepara para anexar territórios da Ucrânia, afirma Casa Branca

Publicado em 19 de julho, 2022

Russos tentarão estabelecer o rublo como moeda na região. Foto: Divulgação

A Rússia está preparando o terreno para anexar territórios ucranianos e está instalando autoridades ilegítimas que a representam em regiões da Ucrânia que já controla, afirmou a Casa Branca nesta terça-feira (19).

Divulgando o que disse ser informações do serviço de inteligência dos EUA, o principal porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, disse em entrevista coletiva na Casa Branca que os russos estão se preparando para instalar autoridades representando-os, estabelecer o rublo como a moeda padrão e forçar moradores a pedir cidadania russa.

A Rússia também está tentando assumir o controle de torres de transmissão, disse.

Ao mesmo tempo, Kirby afirmou que nos próximos dias os Estados Unidos anunciarão um novo pacote de armas para a Ucrânia, que trava uma feroz batalha com a Rússia na sua região leste.

Será o 16º financiamento desse tipo aprovado pelo Congresso dos EUA e alocado sob autoridade presidencial, disse.

Agência Brasil

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.