Manaus ganha novo laboratório para análise de hidrômetros

Foto: Divulgação/João Viana/Semcom

Os mais de dois milhões de usuários do serviço de abastecimento de água tratada da cidade de Manaus já podem contar com um novo laboratório destinado à análise dos hidrômetros, equipamento usado para medir o consumo mensal de água nos imóveis. A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação técnica, assinado em 2021, entre a Prefeitura de Manaus, Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM).

A estrutura está funcionando nas dependências da sede da concessionária responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, no bairro Aleixo, zona Sul, e tem capacidade para receber até 18 hidrômetros.

O laboratório de hidrometria é aberto ao público em geral. O atendimento será feito por meio de agendamento solicitado pelo usuário que desejar aferir a qualidade do equipamento, o qual já é regulamentado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A parceria possibilitou a mudança do serviço que antes funcionava no complexo de produção de água da Ponta do Ismael, localizado no bairro Compensa, na zona Oeste, para o novo espaço mais amplo e confortável. Além de facilitar o acesso da população, o novo laboratório vai agilizar as solicitações feitas pela população referentes à verificação dos hidrômetros, tornando o processo mais eficiente e transparente.

Foto: Divulgação/João Viana/Semcom

O laboratório conta com equipamentos que simulam todo o processo pelo qual o hidrômetro passa para realizar a contagem de água consumida pelo morador. A intenção é que diante disto, o equipamento possa ser avaliado dentro das condições reais que ele funciona. Além do Procon e Ipem, a Ageman também irá fiscalizar o serviço, como forma de assegurar que a concessionária esteja cumprindo as obrigações dos serviços prestados, conforme contrato.

“Nosso papel é fiscalizar as empresas concessoras de serviços públicos em Manaus. Queremos garantir que a população seja atendida da melhor forma possível evitando prejuízos, neste caso, no abastecimento de água”, ressaltou o diretor-presidente da agência reguladora, Elson Andrade Ferreira Júnior.

Além de Elson, estiveram presentes no evento, o diretor-presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Amazonas (Ipem-AM), Márcio André Oliveira Brito, o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, além do diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada, e do diretor-executivo da concessionária, Diego Dal Magro.

“Este tipo de serviço beneficia o consumidor de Manaus. Acompanhamos estas demandas junto à empresa para garantir que o cliente não seja lesado. Temos um bom relacionamento com a concessionária, que sempre manteve a transparência em relação à inspeção dos serviços prestados”, destacou o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe.

Foto: Divulgação/João Viana/Semcom

O novo laboratório terá o serviço inspecionado pelo Ipem-AM. “Aqui temos a estrutura necessária, dentro dos padrões exigidos pelo órgão, para garantir que o resultado das perícias seja de excelência. Esse novo laboratório é mais amplo e vai proporcionar uma maior agilidade nas verificações de hidrômetros residenciais, aumentando a capacidade de ensaios realizados pelo Ipem”, frisou o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito.

Hidrômetro

O equipamento é utilizado para medir e registrar o volume de água consumido por um imóvel, residencial ou comercial. Por conter selo do Inmetro, ele é fiscalizado pelo Ipem-AM. Os técnicos do órgão também atuam no laboratório de hidrometria, garantindo a lisura do processo.

Segundo o diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada, a empresa trabalha de forma transparente, a fim de promover o bom relacionamento, tanto com os órgãos fiscalizadores quanto com a população manauara. “Somos auditados periodicamente, e para nós esta é uma das formas de reafirmar o nosso compromisso com a transparência dos serviços que prestamos à cidade de Manaus. Fazemos questão de manter parcerias com órgãos de defesa ao consumidor como forma de construir uma relação sólida e de confiança com a população”, ressaltou.

Como solicitar o serviço

O consumidor que solicitar o serviço poderá acompanhar desde a retirada do equipamento, que é realizada por equipes da concessionária, aos ensaios realizados no laboratório e que é realizado pelo Ipem-AM. Após a perícia técnica, o instituto de pesos e medidas emite o laudo com os resultados.

“Nossos equipamentos são aprovados pelo Inmetro, cumprimos todas as regulamentações para manter o bom funcionamento deles. Em contrapartida, também nos disponibilizamos para atender o consumidor que se sentir lesado, oferecendo o serviço de verificação dos hidrômetros, que são fiscalizados e auditados por todos órgãos competentes relacionados ao serviço”, destacou o diretor-executivo da concessionária, Diego Dal Magro.

O consumidor pode fazer a solicitação do serviço, por meio da Ouvidoria da Ageman, pelo número 0800-092-3511, WhatsApp 98842-5821 e também na Ouvidoria do Ipem-AM, acessando o link: https://servicos.ipem.am.gov.br/fale-conosco/ ou pelo número 0800 092 2020, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

O usuário pode solicitar também o serviço de verificação de hidrômetros junto à concessionária, por meio dos canais oficiais de relacionamento, que funcionam 24 horas por dia: 0800-092-0195 (SAC e Whatsapp), site aguasdemanaus.com.br e aplicativo Águas APP.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *