Mais de 200 candidatos realizam segunda fase do concurso público da PGE-AM, neste sábado (16)

Etapa consiste em provas escritas dissertativas e continua neste domingo (17). Foto: Divulgação/Tácio Melo/Secom

Mais de 200 candidatos realizaram, neste sábado (16/7), a segunda etapa do concurso público da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM). Classificados na primeira etapa, realizada em maio, os inscritos disputam cinco vagas para procurador. A fase secundária consiste em provas escritas dissertativas e continua neste domingo (17/7).

Nesta fase participam 221 candidatos para ampla concorrência e 16 para Pessoa com Deficiência (PcD). Para o primeiro dia, os portões abriram às 13h, e as provas tiveram início às 13h30. No domingo, os portões abrirão às 8h e fecharão às 8h30. Nos dois dias as provas têm cinco horas de duração e acontecem no Centro Universitário Fametro, na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul de Manaus.

O subprocurador-geral do Estado, Mateus Severiano, relembra que o primeiro concurso em 50 anos de atuação da PGE-AM foi realizado este ano para atividades meio, o qual teve o resultado divulgado no dia 1º de julho. Neste concurso para procuradores, ele afirma que a complexidade é elevada pelo nível das atribuições.

“Estamos com a expectativa alta porque a cada concurso que passa o nível dos candidatos e, consequentemente, o dos procuradores aumenta. Nós acrescentamos mais uma fase nesse concurso, que é a prova oral, para deixar o concurso ainda mais seletivo, mais complexo, e valorizar ainda mais a carreira. Precisamos realmente de pessoas qualificadas para atender às demandas da instituição”, destacou Severiano.

Foto: Divulgação/Tácio Melo/Secom

De acordo com o procurador do Estado e membro da Comissão de Concursos da PGE-AM, Renan Taketomi, a realização do certame é essencial devido à relevância do cargo de procurador do Estado.

“O cargo de procurador do Estado é muito relevante, porque ele é considerado pela Constituição uma função essencial à justiça. Então, boa parte das políticas públicas, da economia e dinheiro público, da recuperação de tributos, todos passam pela atuação da procuradoria”, explicou o procurador.

O procurador e presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Amazonas (Apeam), Aldenor Rabelo, avalia que o concurso faz parte de um processo histórico de reestruturação do órgão.

“Esse concurso é muito relevante porque vai fortalecer a atuação da procuradoria, auxiliando e reforçando a defesa do Estado, além do alcance das políticas públicas à população. Estamos muito entusiasmados com o certame e acompanhando para que ocorra observando todos os ditames legais e regulares”, ressaltou o presidente da Apeam.

Esforços

Natural do Ceará, Luís Eduardo Cordeiro, de 25 anos, aguardava a abertura dos portões para fazer a segunda etapa do concurso. O advogado conta que a preparação iniciou logo após o término da faculdade de Direito, em 2021. Apesar dos custos da viagem, ele afirma que escolheu Manaus para depositar todos os esforços.

“Procurei a PGE-AM para fazer porque eu tenho parentes aqui e porque disseram que o povo é muito acolhedor, que o clima é quente do jeito que eu gosto. E eu gostei muito pelo que vi na internet da estrutura do órgão. Se Deus quiser volto em novembro para fazer a terceira fase”, afirmou Luís Eduardo.

O advogado Luís Felipe Souza, 28, afirma que se preparou intensamente para o concurso, visto o grau de dificuldade das etapas e da disposição dos concorrentes.

“Foi uma preparação intensa e no meio do caminho teve outra prova que fiz, mas a atenção foi mais voltada para cá, para a segunda etapa. Acredito que não tem etapa fácil, mas aqui ainda vamos contar com a subjetividade da correção dos examinadores, tentar ser o mais sucinto possível e acertar o espelho do que a banca vem pedindo nas questões”, disse ele.

Primeira fase

A primeira fase do concurso, com a prova objetiva, aconteceu no dia 22 de maio e contou com mais de 1.200 candidatos. Segundo o edital, a terceira fase, com as provas orais, irá ocorrer entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro. A banca responsável pelo certame é a Fundação Carlos Chagas.

O último concurso público para preenchimento de vagas de procuradores do Estado do Amazonas ocorreu em 2016. A remuneração para os novos cargos de procurador é de R$ 24.589,99. Com validade de dois anos, o concurso poderá ser prorrogado por mais dois.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *