Auxílio Enchente: 79 mil famílias receberam benefício no Amazonas

Auxílio Enchente: 79 mil famílias receberam benefício no Amazonas

Mais de 79 mil famílias no Amazonas já receberam o cartão do Auxílio Estadual Enchente até a manhã desta terça-feira (12/07). Ao todo, 13 cidades do interior já finalizaram a entrega do benefício à população através da Operação Enchente. De acordo com o balanço atualizado pela Defesa Civil do estado, 24 cidades seguem realizando a distribuição do benefício.

No valor de R$ 300, o auxílio deve atender a 125 mil famílias ribeirinhas que sofrem com a enchente dos rios, fenômeno anual que afeta milhares de famílias pelo estado. Idealizado pelo governador Wilson Lima durante a maior enchente já registrada no estado, em 2021, o Auxílio Estadual Enchente já foi entregue a 79.401 famílias em todo estado.

O recurso vai atender a famílias de 51 municípios, que tiveram as casas alagadas por causa da cheia, de acordo com a Defesa Civil.

Os cartões começaram a ser entregues em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), em maio deste ano. O município é o que mais deverá distribuir cartões, com 9.673 famílias beneficiadas.

No interior do estado, o benefício deve injetar mais de R$ 37,5 milhões na economia do estado.

Operação Enchente

A concessão dos cartões faz parte das ações da Operação Enchente 2022. O benefício é destinado à aquisição de alimentos e outros itens necessários para enfrentar impactos da cheia dos rios.

Serão beneficiadas famílias cadastradas pelos órgãos de Defesa Civil dos municípios, e que tiveram suas casas invadidas pelas águas com a subida dos rios.

Em alguns municípios do estado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e o Subcomando de Ações de Proteção e Defesa Civil do Amazonas também estão organizando outras ações de ajuda humanitária, como a doação de hipoclorito de sódio para ampliar oferta de água potável.

*Municípios com entrega do Auxílio Enchente concluída:
Amaturá: 1.275 cartões
Anamã: 2.680 cartões
Benjamin Constant: 4.224 cartões
Caapiranga: 2.040 cartões
Eirunepé: 3.286 cartões
Guajará: 1.391 cartões
Itacoatiara: 4.625 cartões
Itamarati: 1.532 cartões
Japurá: 1.723 cartões
Manacapuru: 9.673 cartões
Nhamundá: 1.548 cartões
Silves: 1.088 cartões

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *