Prefeitura de Manaus ofertará testes rápidos de hepatites B e C na Praça da Polícia

Foto: Divulgação/Semsa

Como parte das ações da campanha “Julho Amarelo”, a Prefeitura de Manaus vai organizar nesta quinta-feira, 7/7, na Praça da Polícia (Heliodoro Balbi), Centro, das 8h30 às 16h, a oferta de testes rápidos para detecção de casos de hepatites B e C.

Dados do Sistema de Notificação de Agravos (Sinan/Ministério da Saúde) mostram que 70 casos de hepatites virais foram notificados neste ano em Manaus, sendo 40 de hepatite B e 29 casos de hepatite C. No ano passado, foram notificados 366 novos casos da doença, com 200 casos do tipo B e 146 do C.

A chefe do Núcleo de Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Rita de Cássia Castro de Jesus, explica que a oferta do teste rápido é uma estratégia para fortalecer a detecção precoce de casos de hepatites.

“O teste rápido é disponibilizado em 193 unidades de saúde da rede municipal. O principal diferencial é que o exame permite obter o resultado em 30 minutos, sem necessidade de encaminhamento médico, a partir de análise da gota de sangue retirada da ponta do dedo do paciente. Como as hepatites virais não apresentam sintomas e o paciente pode passar décadas com a doença sem ter um diagnóstico, é essencial a realização do exame, para que seja possível iniciar um tratamento e acompanhar o desenvolvimento da doença, que provoca danos graves ao fígado, podendo causar cirrose ou câncer”, explica Rita de Cássia.

Outros serviços

Durante a ação na praça da Polícia, a Semsa também vai organizar atividades de educação em saúde, oferta de vacina contra a hepatite A, direcionada para crianças de até cinco anos, e contra a hepatite B (população em geral), além de distribuição de material educativo, de preservativos, e testes rápidos para HIV e sífilis.

“As hepatites B e C podem ser transmitidas sexualmente e por isso o uso de preservativos nas relações sexuais é essencial para o controle e prevenção da doença. A Semsa mantém durante o ano, a distribuição de preservativos em todas as unidades de saúde, sem burocracia e com retirada imediata, assim como oferece as vacinas para hepatites A e B, em 171 salas de vacina”, informa Rita de Cássia.

Julho Amarelo

A campanha Julho Amarelo será desenvolvida durante todo o mês nas unidades de saúde, com a intensificação da oferta de testes rápidos, de vacinação e distribuição de preservativos, além das atividades de educação em saúde junto à comunidade.

Infecção

As hepatites virais podem ser causadas pelos vírus A, B, C, D e E. Os tipos B, C e D são as formas mais graves, tendo transmissão por relação sexual desprotegida, por transfusão sanguínea e derivados do sangue contaminado, pelo compartilhamento de seringas, escova de dente, lâmina de barbear, alicate de unha e outros objetos perfurocortantes.

Já a hepatite A é transmitida por via oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável ou por alimentos ou água contaminados.

Mesmo que na maioria dos casos não haja manifestação de sintomas, em algumas situações o paciente pode apresentar: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Cuidados para a prevenção incluem: lavar as mãos após ir ao banheiro e antes de comer; lavar os alimentos antes do consumo; cozinhar bem os alimentos antes do consumo; ingerir água limpa; ter cuidado no manuseio de instrumentos cortantes; adotar instrumentos pessoais de beleza, tais como pinça, tesoura de unhas; usar individualmente seus próprios objetos de higiene; usar preservativo nas relações sexuais; e utilizar agulhas e seringas descartáveis.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *