Após dois anos, o Círio de Nossa Senhora do Carmo volta às ruas de Parintins

Por onde passou, a Santa recebeu homenagens. Foto: Divulgação

Os sinos da igreja de São José Operário anunciaram o Círio de Nossa Senhora do Carmo no fim da tarde desta quarta-feira (6/7), marcando o início da festa da padroeira dos parintinenses.

Levada em um andor ornamentado com rosas brancas e amarelas, a Virgem do Carmo seguiu abençoando a multidão que se comprimia para louvar, agradecer de perto e tocar na Santa. Após dois anos sem a realização da caminhada, os fiéis puderam novamente percorrer as ruas para manifestar a devoção.

“Para nós esse é um dia de felicidade e alegria voltar a celebrar com o nosso povo participando do Círio. Dois anos que fomos impedidos por causa do coronavírus e agora podemos com todo amor celebrar nesse momento de fé e devoção a Nossa Senhora do Carmo”, comentou o pároco de São José Operário Irley Koide.

Foto: Divulgação

Por onde passou, a Santa recebeu homenagens. Na esquina da Nações Unidas com Senador Álvaro Maia uma grande imagem podia ser vista ao longe. Por mais de dez anos a réplica é colocada pelos moradores da Rua Senador Álvaro Maia, chamada de avenida da fé. Todo a extensão da rua foi decorada para a passagem do Círio.

Papéis picados luminosos, balões, velas, terços, bandeirolas enfeitaram as janelas e a frente das casas por onde a imagem passou.

Foto: Divulgação

Na casa do senhor Vitor Oliveira Andrade, duas netas se vestiram de anjos e saudaram a padroeira. Pela manhã ele pagou a promessa servindo um café da manhã regional para os moradores de rua. Mais de cem pessoas participaram. “Tivemos a graça da saúde da minha esposa, por isso pagamos a promessa a Nossa Senhora com esses seres humanos discriminados”, contou. Em todo trajeto muita gratidão e bençãos.

Foto: Divulgação

Sem energia

Na chegada à Catedral, pela primeira vez a celebração foi campal devido à falta de energia na Catedral. Apenas uma parte da praça seguia com energia, a outra metade estava sem luz. A empresa Amazonas Energia não conseguiu regularizar um problema em um transformador na rua Leopoldo Neves.

A missa foi presidida pelo pároco Dorival Nascimento na praça da matriz.

Foto: Divulgação

Pela manhã os fiéis já haviam participado da primeira homenagem do dia à padroeira com a recepção do Círio fluvial vindo da Vila Amazônia, acompanhado de dezenas de barcos.

Foto: Divulgação

Parintins é um dos principais destinos para turismo religioso no Amazonas. A festa de Nossa Senhora do Carmo é o maior evento religioso do Baixo Amazonas, reunindo nos próximos dez dias fiéis, ribeirinhos, romeiros de pés descalços que chegam de todas as cidades vizinhas a Parintins. A tradição religiosa tem grande apelo popular e celebra a fé dos pagadores de promessas.

Por Peta Cid

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *