Fundação Paulo Feitoza vai apresentar soluções inovadoras na ExpoAmazônia Bio&TIC 2022

Fundação Paulo Feitoza vai apresentar soluções inovadoras na ExpoAmazônia Bio&TIC 2022

Com projetos inovadores na área de tecnologia, a Fundação Paulo Feitoza (FPFtech) participa da ExpoAmazônia Bio&TIC 2022, que acontece entre esta quinta-feira, 30/6, e sábado, 2/7, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques. O evento busca discutir, integrar e consolidar os polos digital e de bioeconomia na região, para fomentar o desenvolvimento de novas matrizes econômicas viáveis e sustentáveis.

A FPFtech também vai divulgar vagas de emprego e ministrar palestras. Na sexta-feira, 1/7, a Fundação estará presente nas Trilhas do Conhecimento sobre Indústria 4.0, coordenadas pelos colaboradores Rogério Caetano e Rafael Teodosio. Entre as palestras, duas delas serão ministradas pelos techers Ricardo Moura e Mitsuyoshi Carvalho.

As inscrições para participar do evento e das palestras que são oferecidas na programação podem ser feitas no link https://www.sympla.com.br/expo-amazonia-biotic-2022-economia-digital–bioeconomia__1625445.

Projetos

O público que visitar o estande da FPFtech vai se surpreender com muitas novidades na área da tecnologia. O visitante poderá conhecer, por exemplo, o funcionamento de uma Impressora 3D e conferir de perto o processo de produção de peças de plástico, com o projeto Manufatura Aditiva, e ainda levar um brinde confeccionado pelo equipamento.

“Essas peças geralmente são impressas nos materiais PLA ou ABS, e substituem o processo de fabricação de molde e injeção plástica para fabricação de peças protótipos, ganhando velocidade e redução de custo no tempo de desenvolvimento dos projetos”, explica a Analista de Desenvolvimento da FPFtech, Amanda Bastos.

Outro destaque é o projeto OnBoat, uma tecnologia de sensoriamento de embarcações, integrado a uma aplicação com Dashboard, que captura diversos dados e medições para evitar danos ou acidentes. “É um IoT (Internet das Coisas) voltado para a realidade regional”, destaca o Analista de Sistemas da FPFtech, Rômulo Cardoso.

Um tanque com uma maquete pequena de um barco fará a simulação e os dados coletados dos sensores instalados no objeto serão exibidos em uma TV em tempo real para os visitantes. “O objetivo é monitorar o estado das embarcações, atracadas ou em movimento, movimentações bruscas, entre outras situações, de forma remota”, afirma Rômulo.

Os visitantes poderão ainda brincar de caça-objetos e conferir na prática o projeto Garra, um braço robótico que atende projetos da indústria. No local, será disponibilizada uma máquina semelhante aquelas utilizadas nos shoppings, em que o participante vai tentar capturar o Bit, mascote da Fundação.

No estande da FPFTech serão apresentados também o Kanban, que é um software de gerenciamento de projetos; e o Falcon, uma tecnologia desenvolvida para drones que permite ao equipamento fazer a localização de materiais armazenados e leitura de inventário.

Educação Tecnológica

As iniciativas desenvolvidas pela Escola Tecnológica Desembargador Paulo Feitoza (etech) também serão divulgadas durante a ExpoAmazônia Bio&TIC 2022. Inaugurada recentemente, a etech oferece qualificação profissional para atender as demandas do Polo Industrial de Manaus (PIM). Atualmente, são ofertados dois cursos técnicos: Automação Industrial e Informática para Internet.

“Vamos apresentar dois kits didáticos e um software, utilizados em nossos laboratórios, que envolvem a aplicação de atividades práticas de mecânica, elétrica, eletrônica e automação”, afirmou o Coordenador de Cursos da etech, Alexandre Costa.

O público que prestigiar o evento vai ter ainda a oportunidade de conhecer a WIT, incubadora tecnológica da FPFtech, voltada a empresas que desenvolvem empreendimentos de base tecnológica, as Startups.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *