Zona Franca de Portas Abertas chega à empresa Super Terminais

Zona Franca de Portas Abertas chega à empresa Super Terminais

O programa Zona Franca de Portas Abertas chegou à sétima visita, nesta terça-feira (28), na capital amazonense. Dessa vez, a anfitriã a receber a ação – que é coordenada pela Suframa, em parceria com empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) – foi a Super Terminais, localizada no bairro Colônia Oliveira Machado, zona Sul da cidade, e que integra um grupo com mais de 30 anos de experiência no mercado de transporte e logística.

Na Zona Franca de Manaus (ZFM), a atividade é realizada desde 1996 e ganhou um píer flutuante com 180 metros de comprimento que triplicou a capacidade oito anos depois, permitindo a atracação e operação de dois navios de forma simultânea. A estratégia foi motivada pelo avanço das importações para atender ao PIM e propiciou, ainda, no ano de 2005, a inauguração do Terminal de Contêineres Vazios (DEPOT) em uma área privilegiada, para a concentração de todas as unidades vazias, com a finalidade de reduzir o preço do frete no retorno desses contêineres para o Armador e também na retirada para exportação, internação e para o embarque de cargas nacionais.

A busca por um atendimento melhor e com mais rapidez nas retiradas e nas entregas de carga desembaraçadas em zona primária e vice-versa, levou a empresa a criar, em 2006, a Super Trans, uma das referências no transporte de contêineres na cidade. Somado à Amazon Transportes, primeira empresa do grupo no ramo, são disponibilizados 290 caminhões para suporte e distribuição.

Lançado no início de 2021, com o objetivo de oferecer opções de visitas monitoradas às plantas fabris que integram o modelo de desenvolvimento regional ZFM, o Portas Abertas precisou ser interrompido, por conta das medidas protetivas contra a Covid-19. O projeto foi retomado em fevereiro de 2022, por ocasião da agenda comemorativa dos 55 anos da Suframa e da ZFM, e a estimativa é que seja totalmente implementado até dezembro.

A iniciativa também tem por finalidade apresentar mais uma opção de turismo – de lazer, técnico e científico – na cidade de Manaus, fomentando essa importante atividade econômica, assim como o setor de comércio e serviços.

O programa busca, ainda, atrair jovens estudantes para motivá-los profissionalmente, além de ampliar a informação junto à sociedade em geral sobre o modelo ZFM e os resultados positivos que gera para a região e para o Brasil.

A visita desta terça-feira teve a participação do superintendente da Suframa, Algacir Polsin, e de representantes da indústria, comércio e turismo. A coordenação dos trabalhos foi do diretor-geral da Super Terminais, Marcelo Di Gregório.

“É mais uma oportunidade para que a população de Manaus conheça a Zona Franca, o Polo Industrial e a infraestrutura que existe nas indústrias. Como formadores de opinião, precisamos tirar essa ideia de que, aqui, ainda estamos na era de fabricação do vídeo cassete. O Portas Abertas entra nesse pacote. Quanto mais a gente trouxer as pessoas para conhecer, melhor”, destacou Polsin.

Certificação
Com 396 funcionários e um trabalho contínuo realizado em três turnos, numa área alfandegada de 115 mil metros e mais 12 mil metros em expansão, a Super Terminais é certificada por manter itens relevantes como a segurança nas operações, a padronização dos processos que visam à qualidade dos produtos e da gestão, além do respeito ao social.

A empresa trabalha com uma capacidade de 10 mil TEUs (Unidade Equivalente a Vinte Pés) e 300 mil anual.

Além da Suframa, a visita teve a participação de representantes das seguintes organizações: Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), 7º Comar, 9° Distrito Naval, ManausCult, Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio), Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Amazonas (Sind-Hotéis), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AM), Yamaha, Honda e Midea.

Doze empresas
Atualmente, o projeto Zona Franca de Portas Abertas conta com 12 empresas que se colocam à disposição para apresentar a história, os produtos, processos produtivos e a cultura corporativa de cada uma.

Regras*
As regras de visitação ficam a cargo de cada empresa e abrangem roteiros, os melhores dias e horários, quantidade de pessoas, restrições a registro de imagens e outros itens que cada uma julgar importante para que as visitas ocorram com o máximo de segurança.

Cada atividade é acompanhada por equipe especializada, que apresenta a história da organização, os processos de produção, a tecnologia empregada, a forma de produzir e outras informações institucionais relevantes para os visitantes.

Visitas monitoradas
As visitas monitoradas são pré-agendadas e o objetivo é apresentar aos visitantes os processos produtivos, de gestão e bens industriais das empresas do PIM. A proposta é ampliar as possibilidades de interlocução entre a sociedade (visitantes locais e de outros estados ou países estrangeiros, instituições de ensino – principalmente de nível superior e demais interessados – e as empresas incentivadas da ZFM.

A expectativa é que o projeto esteja totalmente implantado até o final do ano, quando as visitas poderão ser agendadas no próprio site da Suframa.

Empresas visitadas pelo Portas Abertas em 2022

Honda – Fevereiro
Alusiva ao aniversário de 55 anos da ZFM
Convidados: conselheiros do CAS

CBA – Março
Convidados: professores Ceulm/Ulbra

Caloi – Março (duas visitas)
Convidados: imprensa, profissionais de turismo, Amazonastur, Manauscult, ABAV e OAB e agências de turismo.

Yamaha – Maio
Convidados: empresários e representantes de entidades de classe, além de membros da Associação Panamazônia.

Midea – Maio
Convidados: representantes da reitoria da UEA, professores do curso de Turismo da UEA, Amazonastur e Cooperativa dos Guias de Turismo.

Super Terminais – Junho
Convidados: Cieam, 7º Comar, 9° Distrito Naval, ManausCult, Fecomércio, Sind-Hotéis, ABIH-AM, Yamaha, Honda e Midea.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *