Veja notas do Festival Folclórico de Parintins item por item e em todas as noites

Veja notas do Festival Folclórico de Parintins item por item e e todas as noites

Veja notas do Festival, com o quadro de votação que aponta os itens vencedores. Foto: Elivaldo Tavares.

O Festival Folclórico de Parintins tem, além da disputa dos bumbás, a briga entre os itens. Com o quadro de resultado acima à mão, os confrontos podem ser analisados com calma. Veja:

Apresentador

O experiente Israel Paulain conseguiu fazer do limão uma limonada. O Garantido enfrentou problemas severos nos bastidores. Falou-se até em boicote nas alegorias, por integrantes da própria agremiação que não haviam recebido salários. O apresentador, no entanto, soube manter a galera acesa e venceu o talentoso Edmundo Oran. Foi só um décimo (60 a 59,9), mas, dadas as circunstâncias, uma vitória representativa.

Levantador de toadas

A Festa dos Bumbás teve duas sensações. A primeira foi com a estreia de Patrick Araújo. Depois da rumorosa saída de David Assayag do Caprichoso, todos se perguntavam se o garoto, de apenas 23 anos, daria conta do recado. O Garantido revezou contra ele David,  Edilson Santana e Sebastião Jr., todos experientes na arena. E ele não tremeu e deu o recado com qualidade. O resultado foi um empate com sabor de vitória, 60 a 60. Para completar, Patrick venceu no item Toada, letra e música (veja abaixo).

Aí veio a segunda sensação no item. Todos os levantadores que disputaram contra Patrick pediram a conta e deixaram o Garantido.

Batucada/ Marujada

Foi só um por um décimo (60 a 59,9) a vitória da Marujada de Guerra em cima da Batucada. Pode ter sido por conta do operador de som, mas o ritmo do Caprichoso mostrou mais “peso” na arena. E ganhou com justiça.

Amo do Boi

João Paulo Faria fez a estreia, que aguarda desde o berço, empatando com o veterano Prince do Boi (60 a 60). O sobrinho de Paulinho Faria,  maior nome do bumbá, após Lindolfo Monteverde, falecido na pandemia de Covid-19, deu o recado. Ele chegou a silenciar o Bumbódromo ao expor os títulos do Garantido, diante da torcida do rival, que ficou em silêncio – por obrigatoriedade do regulamento. Prince optou pelos versos tradicionais e usou a experiência para transmitir firmeza na voz. Foi um belo duelo.

Toada, letra e música

O Caprichoso também venceu por um décimo em Toada, letra e música. A diferença veio no dia 25, a segunda noite, quando Edilson Santana defendeu o item no Garantido. Muito técnico, o levantador teve a voz prejudicada pelo som e foi várias vezes “coberto” por Israel Paulain, que precisava manter a torcida acesa. Foi uma vitória que aumentou ainda mais a consagração de Patrick Araújo.

Galera

A torcida do Garantido repetiu uma máxima: se o vermelho e branco estiver mal, a galera enlouquece e arrasta o boi para cima. A torcida do Caprichoso respondeu à altura. O resultado: empate por 60 a 60.

 

Bloco B, cênico/ coreografico

Os itens individuais dos bumbás se aprimoram cada vez mais e são um espetáculo à parte. É aí que estão porta-estandarte, sinhazinha da fazenda, rainha do folclore, cunhã-poranga, boi bumbá/ evolução, pajé e coreografia.

O Garantido venceu nesses itens, por apenas um décimo, e em coreografia, o que demonstra o nível das apresentações.

Bloco C, artístico

Ritual indígena, tribos indígenas, tuxauas, figura típica regional, alegoria, lenda amazônica e vaqueirada compõem o bloco.

O Garantido venceu em tribos (60 a 59,9). O Caprichoso ganhou em figura típica regional (60 a 59,7), alegoria (60 a 59,5) e vaqueirada (59,9 a 59,8).

Vale a pena refletir sobre o item que deu a maior diferença na vitória do azul e branco, alegoria. As apresentações revelam que houve problema no Garantido. Na segunda noite, uma alegoria permaneceu estática por quase uma hora, no centro do Bumbódromo. No final, restou a sinhazinha, no centro da arena, sem mais nada ao redor. O Caprichoso, por sua vez, teve problemas na primeira noite, com uma das alegorias. O resto foi impecável.

Abaixo, a foto do quadro de notas levando em conta as que foram descartadas (as menores), de acordo com o regulamento. E quem quiser conferir em PDF é só clicar neste link aqui.

Veja notas do Festival

Veja notas do Festival

Veja notas do FestivalVeja notas do FestivalVeja notas do Festival

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *