Estudantes da educação básica produzem mangá sobre tratamento e consumo consciente da água

Intitulado “A Última Gota”, o mangá produzido em dez páginas foi disponibilizado em versões impressas para os alunos de duas turmas do 6º ano da Escola Estadual Jairo da Silva Rocha. Foto: Divulgação/Acervo Anna Carla Paixão

Estudantes do 6º ano da Escola Estadual Jairo da Silva Rocha, zona Leste de Manaus, produziram uma mangá (história em quadrinhos em estilo japonês) a partir do projeto “O mangá na educação ambiental: uso sustentável da água”, apoiado pelo Governo do Estado, via Programa Ciência na Escola (PCE) – edital Nº 004/2021, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O PCE é um programa criado pela Fapeam, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus), que apoia projetos de pesquisa em âmbito da educação básica.

Intitulado “A Última Gota”, o mangá produzido em dez páginas foi disponibilizado em versões impressas para os alunos de duas turmas do 6º ano da escola, alcançando aproximadamente 100 estudantes.

Foto: Divulgação/Acervo Anna Carla Paixão

De acordo com a coordenadora, a professora de Biologia Anna Carla Paixão, a história explica na forma de desenho como funciona o tratamento de água, formas de economizar o consumo e a importância do recurso natural para a vida humana e animal e do planeta.

“O primeiro passo do processo criativo foi definir o roteiro da história, as características e nomes dos personagens e o ambiente em que a história ocorreria. Para falar do tema tivemos que pesquisar sobre o tratamento de água, a quantidade de água potável existente na Terra e sua conservação”, explicou.

Período e apoio

Iniciado em agosto e concluído em dezembro de 2021, o projeto “O mangá na educação ambiental: uso sustentável da água” recebeu investimento da Fapeam para o seu desenvolvimento.

“Este projeto eu gostei muito de fazer, porque fazer pesquisa na escola estimula muito os alunos. Neste caso, temos a importância de mostrar a arte feita pelos estudantes. E, essa bolsa da Fapeam ajuda os alunos nisso”, comentou a professora.

Edição 2022

A edição 2022 do Programa Ciência na Escola recebeu 1.811 inscrições, um número recorde de propostas submetidas em toda trajetória do programa. Este ano, o edital apoia 974 propostas. Cada projeto será contemplado com uma bolsa Professor Ciência na Escola e três bolsas de Iniciação Científica Tecnológica Júnior (ICT/JR), para estudantes.

O PCE apoia a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e suas modalidades: educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *