Prefeitura de Manaus participa do Fórum Mundial Urbano na Polônia

Prefeitura de Manaus participa do Fórum Mundial Urbano na Polônia

Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), iniciou neste domingo, 26/6, a participação, pela primeira vez, do Fórum Urbano Mundial (FUM) -, que também de forma inédita acontece este ano na Europa Oriental, na cidade de Katowice, na Polônia. O fórum é uma realização das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UM-Habitat) e ocorre até a quarta-feira, dia 29.

A participação da prefeitura, representada por técnicos, arquitetos e urbanistas do Implurb, é parte do termo de cooperação firmado com a União Europeia no ano passado, por meio do Programa Internacional de Cooperação Urbana (Iurc). A equipe viajou com despesas pagas pelo Iurc e seguiu para o FUM após visita de intercâmbio internacional realizada em Nápoles, na Itália.

Neste domingo, vários membros participantes do programa estão reunidos em Katowice, e além de Manaus, o Brasil também conta com representantes do Paraná. O evento também conta com delegações de Nápoles (Itália); Mérida e Guanajuato (México); Debrecen (Hungria); Piura (Peru); Almería (Espanha); Piraeus (Grécia); e Essen (Alemanha). De regiões estão Valle del Cauca (Colômbia); Coimbra (Portugal); e Silésia (Polônia).

Evento

“Neste primeiro dia vamos participar do evento com apresentações e discussões internas para dar às cidades e regiões da Iurc América Latina um panorama de networking e compartilhamento de conhecimento sobre as áreas de cooperação relevantes e ligadas a temas-chave do Fórum Urbano Mundial. O evento paralelo também permite que as cidades-pares trabalhem em conjunto. O objetivo final é aprender com os desafios e oportunidades para transferências das melhores práticas urbanas, contando com inspirações e reflexões para projetos”, informa o vice-presidente do Implurb, o arquiteto e urbanista Claudemir Andrade.

O domingo foi de lançamento oficial do Iurc dentro do fórum, com alinhamento e apresentações dos coordenadores e líderes com resumo das ações entre cidades e regiões parceiras. “Vamos falar com a experiência de visita de estudo, no nosso caso em Nápoles. Estaremos discutindo vários temas internacionais, lições aprendidas, globais e locais, porque estão interligados como sustentabilidade, patrimônio, urbanismo, meio ambiente, gestão pública, mobilidade urbana e outros”, comenta o arquiteto e urbanista Leonardo Normando.

Perspectivas mundiais apontam para um planeta que continuará a se urbanizar na próxima década – de 56% da população mundial vivendo em cidades hoje para 60% em 2030. As áreas urbanas são os motores que absorverão praticamente todo o crescimento futuro da população mundial. Espera-se que todas as regiões se tornem mais urbanizadas na próxima década.

FUM

O Fórum Urbano Mundial foi estabelecido em 2001 pela Organização das Nações Unidas (ONU), para examinar uma das questões mais urgentes que o mundo enfrenta hoje: a rápida urbanização e seu impacto nas comunidades, cidades, economias, mudanças climáticas e políticas. O primeiro foi realizado em Nairóbi, no Quênia, em 2002 e tem percorrido vários países do mundo desde então.

Representantes de governos nacionais, regionais e locais, acadêmicos, empresários, líderes comunitários, planejadores urbanos estarão entre as milhares de pessoas que devem participar do evento, que é co-organizado pelo Ministério de Fundos de Desenvolvimento e Política Regional da Polônia e pelo Escritório Municipal de Katowice.

O tema do WUF é “Transformando nossas cidades para um futuro urbano melhor”, promovendo insights e clareza sobre o futuro das cidades com base nas tendências, desafios e oportunidades existentes, além de sugerir maneiras pelas quais as cidades podem estar melhor preparadas para enfrentar futuras pandemias e ampla gama de outras ocorrências imprevistas.

O WUF é realizado a cada dois anos e já se transformou na principal conferência global sobre urbanização, discutindo uma gama de desafios urbanos em diversos continentes. Mais informações sobre o evento podem ser conferidas pelo site https://unhabitat.org/.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *