Mísseis russos matam uma pessoa e ferem cinco em Kiev, segundo governo ucraniano

Mísseis russos matam uma pessoa e ferem cinco em Kiev, segundo governo ucraniano

Mísseis russos atingiram um prédio residencial e um jardim de infância no centro de Kiev neste domingo (26), matando uma pessoa e ferindo mais cinco, disseram autoridades, enquanto Moscou intensificava seus ataques aéreos na Ucrânia pelo segundo dia.

Bombeiros apagaram um incêndio em um prédio residencial de nove andares gravemente danificado no distrito central de Shevchenkivskiy, disseram os serviços de emergência. Destroços estavam espalhados sobre carros estacionados do lado de fora de um prédio em chamas com uma cratera no telhado.

“Eles (socorristas) retiraram uma menina de sete anos. Ela está viva. Agora eles estão tentando resgatar sua mãe”, disse o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko.

“Há pessoas sob os escombros”, disse Klitschko no aplicativo de mensagens Telegram. Ele acrescentou que várias pessoas já foram hospitalizadas.

Em outro local, a cerca de 400 metros de distância, um fotógrafo da Reuters viu uma grande cratera de explosão perto de um playground em um jardim de infância particular que havia quebrado as janelas. Algumas garagens de armazenamento privadas na área foram completamente destruídas.

Armas de precisão

O Ministério da Defesa da Rússia disse que usou armas de alta precisão para atacar centros de treinamento do exército ucraniano nas regiões de Chernihiv, Zhytomyr e Lviv, uma aparente referência aos ataques relatados pela Ucrânia no sábado (25).

Não houve comentários imediatos sobre os ataques de domingo em Kiev. Moscou nega atacar civis.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, pediu aos países do G7 que realizam uma cúpula de três dias na Alemanha que imponham mais sanções a Moscou e forneçam mais armas pesadas.

Um porta-voz da Força Aérea ucraniana disse que entre quatro e seis mísseis de longo alcance foram disparados de bombardeiros russos a mais de mil quilômetros de distância, na região de Astrakhan, no sul da Rússia, com vista para o Mar Cáspio.

Ele disse que alguns dos mísseis recebidos foram derrubados por defesas aéreas ucranianas.

Até quatro explosões sacudiram o centro de Kiev no início do domingo. Horas depois, houve mais duas explosões na cidade, mas não houve nenhum sinal imediato de danos, sugerindo que mísseis de entrada poderiam ter sido derrubados.

O chefe de polícia da Ucrânia, Ihor Klymenko, disse na televisão nacional que cinco pessoas ficaram feridas. A polícia confirmou mais tarde que uma pessoa havia morrido.

“Os russos atingiram Kiev novamente. Mísseis danificaram um prédio de apartamentos e um jardim de infância”, disse Andriy Yermak, chefe do governo do presidente.

Explosões

Explosões também foram ouvidas na cidade central de Cherkasy, disse o governador regional Oleksandr Skichko.

O último grande ataque em Kiev foi em 5 de junho, quando uma instalação de reparo de vagões foi atingida nos arredores. No final de abril, uma produtora da Radio Liberty foi morta em uma greve que atingiu o prédio em que ela morava.

O bairro histórico de Shevchenkivskiy abriga um conjunto de universidades, restaurantes e galerias de arte.

A Rússia abandonou um avanço inicial em Kiev em face da feroz resistência reforçada pelas armas ocidentais.

Desde então, Moscou e seus representantes se concentraram no sul e em Donbass, um território oriental composto por Luhansk e seu vizinho Donetsk, implantando artilharia esmagadora em alguns dos combates terrestres mais pesados ​​da Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *