URGENTE Parte do Roadway afunda, após roubo de tampas de aço das boias. Veja Nota Oficial e vídeos

URGENTE Parte do Roadway

URGENTE Parte do Roadway está no fundo do rio Negro, num desabamento que pegou de surpresa a administração

Cerca de cem metros do Porto de Manaus, o conhecido Roadway, afundou nesta sexta-feira (17/06). “Roubaram as tampas das boias que sustentam uma das torres e cerca de cem metros afundaram”, disse uma fonte da Administração do Porto.

O acidente aconteceu no fim da tarde. Mergulhadores descobriram o problema tarde demais, quando a água já havia inundado as primeiras boias. “Começou a afundar tudo. Só tivemos tempo de retirar barcos e caminhões. Não houve outras perdas materiais ou humanas”, disse a fonte.

“O afundamento aconteceu em cadeia, uma boia puxando a outra. Afundou até as que estavam fechadas, onde não houve roubo, que foram puxadas pelas primeiras”, disse a fonte.

A Administração do Porto – aí conforme mais de uma fonte – iniciou os reparos de imediato. A Capitania dos Portos está auxiliando. “Já temos suspeitos do roubo. Os primeiros cálculos dos técnicos é de que serão necessários dez dias para recompor tudo”, disse a fonte.

 

Roadway

O Porto de Manaus é composto por diversas balsas flutuantes. A mais importante delas é o Roadway, inaugurado em 1907, construído pelos ingleses. É o maior porto flutuante do mundo. A parte que afundou é chamada “flutuante das torres”, mais recente, onde antes ficavam armazenados os conteiners. Os técnicos inclusive se recusam a chamar aquela parte de “Roadway” propriamente dito.

 

Roubo

O roubo de fios elétricos, aço e cobre nas dependências do porto é antigo. A segurança não consegue dar vazão a esse tipo de crime, que tem uma espécie de “freguesia cativa”, entre habituais da zona portuária.

 

Nota oficial

A Administração do Porto de Manaus enviou nota ao portal sobre o acidente. Veja abaixo:

“O Porto de Manaus vem informar ao público e aos usuários do Porto que nesta data, 17/06/2022, por volta das 17h15, o flutuante do Cais das Torres (Roadway) adernou, ocorrendo a paralisação das operações.
Prontamente foram mobilizadas as equipes de segurança e emergência, sendo que não houve feridos, nem danos ambientais ou a embarcações.
Após avaliações preliminares, foi verificado que as tampas de vedação das boias não estavam no local, havendo indícios de furtos dos equipamentos.
O Porto de Manaus já acionou as autoridades competentes e está totalmente comprometida em auxiliar e fornecer todas as informações necessárias para a apuração dos fatos com o máximo de brevidade possível, bem como visando a imediata retomada das atividades na área”.

(Esta nota foi atualizada e trouxe mais informações por volta das 21h),

Veja os vídeos do momento do afundamento. Pedimos desculpas pelos palavrões do leitor-colaborador, no calor da hora:

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *