Projeto de inclusão social por meio do esporte será lançado no AM para mais de 16 mil alunos

Foto: Divulgação

O Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura, Esporte e Educação (Idecace) vai lançar na próxima semana o Programa DNA do Brasil – Talentos, no Amazonas.
Ao todo, mais de 16.700 alunos serão beneficiados em todo o estado. Deles, mais de 7,7 mil irão ao evento.
O Programa será implementado no estado em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto (Seduc) e com a Polícia Militar (PMAM), por meio das Escolas Estaduais de Gestão da Polícia Militar do Amazonas (PSEGPMAM). O DNA do Brasil – Talentos promove, por meio da educação e do esporte, o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes que estudam em escolas públicas. Com a utilização de uma metodologia única e avançada, os professores são capacitados a analisar e impulsionar os estudantes, de acordo com suas áreas de maior aptidão e talento.
O presidente do Idecace, Wilson Cardoso, explica que o Programa DNA do Brasil – Talentos usa o esporte como ferramenta de desenvolvimento social e, por isso, promove a formação continuada dos professores de educação física e dos gestores escolares, pois eles são os maiores responsáveis por esse processo.
“Nós somos, hoje, o maior Programa de inclusão social para além dos oferecidos pelo Governo Federal, e por isso, oferecemos para os profissionais da educação uma pós-graduação lato sensu focada em nossa metodologia de detecção e desenvolvimento de talentos; esse curso é certificado pelo MEC. Ainda ofertamos cursos de curta duração, como o de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, que possui carga horária total de 40h. Tudo isso, para que consigamos o melhor desenvolvimento dos estudantes e para que eles sejam egressos da vida escolar com um caminho pronto para seguir”, afirmou Cardoso.
O lançamento contará com a presença dos ex-atletas Maurren Maggi, campeã olímpica do salto em distância, e Jadel Gregório, campeão pan-americano do salto triplo. O vocalista do grupo Double You, Willian Naraine, também fará uma apresentação. O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), o ministro da Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim, e o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, também foram convidados. O Comandante-Geral da Polícia Militar do Amazonas, Coronel Marcus Vinícius Oliveira de Almeida, e a Secretária de Educação e Desporto do estado do Amazonas, Maria Josepha Penella Pêgas Chaves, também foram convidados.
Além do evento na Arena da Amazônia, os professores das escolas contempladas receberão capacitação nos dias 20 e 22. Durante os dois dias, serão abordados assuntos como: implementação da metodologia do programa, aplicação do protocolo avaliativo e atuação de nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos no Programa, além de como adequar o DNA do Brasil – Talentos às políticas, programas e projetos já existentes nas escolas.

PUBLICIDADE
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.