França quer que Crimeia retorne para a Ucrânia, diz fonte diplomática francesa

França quer que Crimeia retorne para a Ucrânia, diz fonte diplomática francesa

A França deseja ver a Ucrânia retomar o controle da Crimeia como parte de uma vitória militar contra a Rússia, de acordo com uma fonte diplomática francesa.

As declarações foram feitas durante a visita dos líderes da França, Alemanha e Itália a Kiev. A fonte estava conversando com jornalistas que viajam com a delegação francesa nesta quinta-feira (16).

“Somos por uma vitória integral com a restauração da integridade territorial em todos os territórios conquistados pelos russos, incluindo a Crimeia”, disse a autoridade francesa, referindo-se à península no Mar Negro que a Rússia anexou à força da Ucrânia em 2014.

Terminada a guerra, serão necessárias conversações para determinar o tipo de garantias de segurança para a Ucrânia e a relação entre o país e a Otan, disse a fonte diplomática, para “saber como construiremos uma paz duradoura”.

“O que está em jogo é a segurança de todos nós”, afirmou, acrescentando que uma “vitória militar ucraniana deve ser definida por Zelensky”.

Kiev

O presidente francês Emmanuel Macron, o chanceler alemão Olaf Scholz e o primeiro-ministro italiano Mario Draghi chegaram a Kiev na quinta-feira.

Os três líderes viajaram de trem para Kiev, onde devem se reunir com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e expressar “uma mensagem de unidade europeia”.

Falando a repórteres na plataforma ao chegar à estação de trem da capital ucraniana, Macron disse que os líderes também visitarão o local de um suposto massacre.

Questionado se tinha uma mensagem para os ucranianos, Macron afirmou que tinha uma “mensagem de unidade europeia dirigida a homens e mulheres ucranianos”.

“As próximas semanas, sabemos, serão muito difíceis”, disse ele. “Quero apoiá-los e estar ao lado deles”.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *