
Os serviços do programa Ilumina+ Amazonas somam R$ 3,6 milhões. Foto: Divulgação/Bruno Zanardo/Secom
O programa Ilumina+ Amazonas será implantado em Borba (a 151 quilômetros de Manaus). O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima nesta segunda-feira (6/6), durante edição do Governo Presente no município. Os serviços do programa somam R$ 3,6 milhões e estão incluídos no novo pacote de investimentos para a cidade anunciado hoje pelo governador.
Executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o Ilumina+ Amazonas vai substituir para lâmpadas do tipo LED um total de 1.633 pontos de iluminação pública de Borba. Pelo cronograma, as obras de substituição ocorrerão em setembro.
Além da economia para os cofres públicos, a modernização da iluminação pública do município também significa vantagens para a área de segurança pública, destacou o governador. “A iluminação vai ser de LED, maior luminosidade, maior economia com gasto de energia elétrica, sensação de segurança maior. O pessoal vai poder ficar mais tempo na rua, o ambulante vai poder ficar com o produto dele em exposição”.
Até o final do ano, o Ilumina+ Amazonas vai chegar às 26 maiores cidades do estado, implantando iluminação pública em LED. São R$ 110 milhões em investimentos. O programa já iniciou em quatro municípios: Tefé, que tem cerca de 97,45% dos serviços executados; Parintins, com 65,95% de execução; além de Barreirinha e Itacoatiara, que estão em fase inicial dos serviços.
De acordo com o coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, as luminárias de LED têm maior eficiência energética, ou seja, iluminam mais com menos consumo de energia, além de contribuírem com o meio ambiente. Estima-se uma economia de até 65% em relação às lâmpadas comuns.
Também são mais duráveis e, por isso, reduzem os custos com manutenção para as prefeituras do interior. Vale destacar que no interior do estado há muitas termelétricas, nas quais o óleo diesel é utilizado, então a modernização reduz o consumo deste tipo de combustível.
Ainda em junho, o programa chega a Rio Preto da Eva; em julho, vai para Autazes, Boa Vista do Ramos, Humaitá, Nhamundá e Presidente Figueiredo; em agosto, chega a Iranduba, Manicoré e Urucurituba; em setembro, vai para Beruri, Borba, Coari e Codajás; em outubro, Manacapuru e Novo Airão; em novembro, Benjamin Constant, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga; e em dezembro, Boca do Acre, Carauari e Eirunepé.