Caic+ Especialidades: obras dos bairros do Parque Dez e Colônia Oliveira Machado estão na fase final

Nos dois projetos, investimentos do Governo do Estado ultrapassam R$ 1 milhão.

As obras de reforma dos Centros de Atenção Integral à Criança (Caic+) Dr. Afrânio Soares e Josephina Mello, localizados respectivamente nos bairros Parque Dez, na zona centro-sul, e Colônia Oliveira Machado, na zona sul, estão na fase final. Os trabalhos, atualmente, concentram-se na parte de identidade visual e mobiliário e passam de 95% de conclusão.

As obras seguem determinação do governador Wilson Lima e visam potencializar os atendimentos de saúde em Manaus, sendo realizadas em uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), com investimentos superiores a R$ 1 milhão.

Com o novo formato, os Caics+ irão ampliar o atendimento de crianças e adolescentes, passando de 0 a 14 anos para de 0 a 17 anos. Com essas duas obras, o estado ofertará um total de cinco unidades do tipo tendo em vista que, desde janeiro, foram inaugurados os Caics+ Especialidades Ana Braga, Alberto Carreira e Maria Helena Freitas de Góes, situados, respectivamente, nos bairros São José Operário, Compensa e Novo Israel.

O novo formato faz parte do processo de ampliação dos serviços de saúde ofertados pela população, por meio do projeto Caic+ Especialidades. A principal mudança ocorre com a realização de atendimentos médicos especializados. Anteriormente, nessas unidades, a população possuía apenas serviços básicos de saúde.

A diretora do Caic+ Josephina Mello, Shyrllen Pinto, destaca que o objetivo também é diversificar o atendimento na perspectiva da média complexidade com a oferta, inclusive, de alguns exames, mas ainda mantendo a oferta de serviços básicos como imunização.

“Há um ganho no sentido de que o acesso a outros serviços e a outros atendimentos vai ser possível, a partir das demandas que vão ser postas pelas Unidades Básicas de Saúde, pelos prontos-socorros, nos primeiros atendimentos, que essa população usuária vai fazer nesses locais, e que vão nos demandar de acordo com as especialidades que aqui nós vamos oferecer”, destacou Shyrllen.

Acesso

O agendamento de atendimentos no Caic+ Especialidades ocorre via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), seguindo critérios de prioridade e gravidade. O paciente, de 0 a 17 anos, realiza o atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e recebe o encaminhamento para os serviços do Caic+. O encaminhamento precisa ser inserido no Sisreg na unidade de saúde que solicitou o atendimento especializado.

“Eu vejo com bons olhos, acho que vai ser melhor, a população só tem a ganhar, porque era muito fragmentado [o atendimento]. Eles não sabiam onde procurar, ficavam muito perdidos, agora não. Com o Caic+ Especialidades eles vão ficar mais bem assistidos porque eles já vão saber o que cada Caic vai ter, e já vão poder ser melhor direcionados”, disse a assistente social Antônia Cosmo, que atua na área da saúde há 15 anos e atualmente está lotada no Caic+ Afrânio Soares.

É importante que pais e responsáveis das crianças e adolescentes que necessitam dessa assistência mantenham os dados do cadastro atualizados no Sistema Único de Saúde (SUS), para receber informações do status do seu procedimento, consulta ou exame.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *