Na reta final do Festival Amazonas de Ópera, obra de Verdi emociona público

Na reta final do Festival Amazonas de Ópera, obra de Verdi emociona público

Na reta final do 24º Festival Amazonas de Ópera (FAO), a clássica obra “Il Trovatore”, do compositor italiano Giuseppe Verdi, teve noite de casa cheia no Teatro Amazonas, neste domingo (29/05). O festival entregou ao público amazonense uma ópera de difícil execução técnica, com uma história repleta de reviravoltas e vingança que atravessa gerações.

Os amantes do gênero ainda podem conferir a última apresentação do FAO, às 20h, na terça-feira (31/05), com a versão em concerto de “Il Trovatore”, além da sessão extra da ópera de Ernani Aguiar, “O Menino Maluquinho”, nesta segunda-feira (30/05), às 19h. Os ingressos estão à venda em www.bilheteriadigital.com e na bilheteria do Teatro Amazonas.

Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), o festival de ópera está em fase final de apresentações.

O secretário da pasta, Marcos Apolo Muniz, destacou a qualidade do elenco amazonense nesta edição. “O público expressivo que compareceu, ingressos esgotados, espetáculos de altíssima qualidade, elenco de primeiríssima. Então, já fica a expectativa para o que vai ser o 25° Festival Amazonas de Ópera”, disse.

‘Il Trovatore’

Sob regência do maestro Luiz Fernando Malheiro no comando da Orquestra Amazonas Filarmônica e, no palco, artistas do Coral do Amazonas, a dificuldade na execução é destaque do título.

“’Il Trovatore’ é uma obra estritamente vocal, são vozes especiais. Dizem: ‘ou você tem as quatro melhores vozes do mundo ou não faça Trovatore’. E nós estamos aqui com um elenco realmente fantástico”, apontou o maestro, que assina a direção artística do 24º FAO.

Atuando no papel principal, do trovador Manrico, o tenor Enrique Bravo, um amazonense de coração, cumpriu com excelência o maior desafio da carreira. “É intenso, muito intenso e não raro eu me emociono e choro no final”, afirmou.

A soprano Tatiana Carlos contou que interpretar o papel de Leonora é a realização de um sonho. “Mesmo sem estar encenando esta ópera (na versão em concerto), você tem que se dedicar muito, interpretar muito. Vocalmente é de uma textura muito extrema e demanda muita agilidade. É desafiador”, relatou ela.

Obra lírica

“Il Trovatore”, de Giuseppe Verdi, ao lado das óperas “Rigoletto” e “La Traviata”, compõe a chamada “trilogia verdiana”, conhecida como uma das obras líricas mais populares. A montagem aborda assuntos como vingança, vida cigana, bruxaria, poder e morte. Entre os personagens, Conde, Azucena, Manrico e Leonora permeiam o drama inflamado por amor e ódio.

Festival

O FAO segue até amanhã (31/05), na capital e interior. A programação conta com atrações gratuitas e, para as obras pagas, os ingressos estão à venda em www.bilheteriadigital.com e na bilheteria do Teatro Amazonas.

O FAO é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da AADC. O projeto, aprovado na Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura, tem patrocínio master do Bradesco e patrocínio da Innova.

Bradesco e cultura
Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. Além do Teatro Bradesco, o banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do país, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte.

São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros. O banco também mantém o Bradesco Cultura, plataforma digital que reúne conteúdo relacionado às iniciativas culturais que contam com o patrocínio da instituição. Visite em cultura.bradesco.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *