27/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Prefeitura de Manaus e Governo do Estado assinam ordem de serviço para reforma de feiras municipais

Publicado em 24 de maio, 2022

Ao todo, 32 feiras serão reformadas somando R$ 29 milhões em investimentos. Foto: Divulgação/Semcom

Na tarde desta terça-feira (24), foi assinada a ordem de serviço para iniciar as reformas das feiras municipais itinerantes Prefeito I e Prefeito II. A solenidade aconteceu na rua Coronel Salgado, no bairro da Aparecida, zona Sul da cidade.

Serão cerca de R$ 3.063 milhões investidos que irão contemplar bancadas padronizadas em aço inoxidável, cobertura em tela desmontável, instalações elétricas e pintura.

A ordem foi assinada pelo prefeito de Manaus, David Almeida; pelo governador do Estado, Wilson Lima; pelo titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Wanderson Costa; e o proprietário da empresa Arquitetura e Engenharia Construções Ltda, Jeanderson Siqueira de Santana.

Ao todo, 32 feiras serão reformadas somando R$ 29 milhões em investimentos.

É a primeira vez que essas feiras serão reformadas para melhor atender as necessidades dos feirantes e da população.

Foto: Divulgação/Semcom

“Essa parceria que o governador Wilson Lima faz com a Prefeitura de Manaus vai nos dar oportunidade de trocar todas as barracas das feiras. Nós vamos padronizar essas barracas, as coberturas. Não eram poucas as vezes em que eu ia à feira e um permissionário me pedia uma lona. Esta já tem mais de 50 anos, é uma feira tradicional que nunca ninguém olhou. Em um ano, vamos ter a mais moderna infraestrutura de feiras e mercados do Brasil”, afirmou David Almeida.

O prefeito de Manaus ressaltou que, além das obras, a produção rural também contará com investimentos para que mais produtos sejam oferecidos nos espaços, competindo assim com as redes de supermercados.

“Estamos trabalhando para impulsionar a estrutura de produção rural também, e para que possam produzir e trazer os produtos às feiras, precisamos dar um atrativo aos compradores, porque geralmente os consumidores vão aos supermercados e hipermercados. Queremos dotar as nossas feiras e mercados de uma estrutura digna que possa competir com os grandes centros atacadistas. É essa a nossa intenção. Não pensamos pequeno. Nós queremos o melhor para a população da cidade de Manaus”, enfatizou.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, frisou que as feiras são espaços tradicionais na cultura do Estado e que devem ser preservadas, pois além de impulsionar a economia, elas são pontos de encontro e confraternização.

“Hoje é mais um dia importante. Agradeço ao prefeito David Almeida pela disposição de trabalharmos juntos nessa parceria, que é a maior de todos os tempos entre governo e Prefeitura de Manaus. A feira tem uma ligação muito forte com as famílias amazonenses, porque elas não são apenas um local de compra e venda, mas um lugar onde as famílias vêm no fim de tarde, nos fins de semana, para confraternizar. E a relação que se constrói aqui é de proximidade. Hoje, estamos dando esse pontapé tão importante e só confirma o compromisso que temos com a cidade de Manaus”, concluiu.

Mudanças

David Almeida anunciou que as feiras terão seus nomes modificados. Presente nos bairros da capital há mais de 53 anos, a feira itinerante Prefeito 1 passará a se chamar “Prefeito José Fernandes”, enquanto que a Prefeito 2 será “Prefeito Frank Lima”, ambos falecidos no ano passado em decorrência da Covid-19.

Para o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Wanderson Costa, o convênio firmado entre município e Estado traz dignidade para os permissionários, além de valorizar a história das feiras itinerantes de Manaus.

“Para quem não sabe, a feira teve início em 1958. Hoje, temos 170 permissionários atuando na feira itinerante Prefeito 1. A Prefeito 2, traz quase 40 permissionários que produzem emprego e renda. São pessoas simples, que saem da sua casa para conquistar o seu ganha-pão. Estamos fazendo história. Esse convênio vai trazer dignidade aos trabalhadores e frequentadores das feiras”, finalizou.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.