24/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

TSE comemora hoje, 20 de maio, 90 anos de instalação

Publicado em 20 de maio, 2022

TSE comemora hoje, 20 de maio, 90 anos de instalação

Muito mais do que o dia de instalação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 20 de maio é um marco histórico na luta do povo brasileiro pelo poder de escolher o futuro do país, pelo direito de se fazer representado, pela democracia.

Neste dia, em 1932, o então Tribunal Superior de Justiça Eleitoral, mais tarde denominado Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi instalado na Avenida Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro (RJ), capital do Brasil à época. A princípio, essa sede seria provisória.

Na avaliação do vice-presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, a Justiça Eleitoral já nasceu “com muita vontade de lutar pela democracia, e com muita coragem de lutar contra um sistema que, à época, tentava capturar a vontade soberana do povo, desvirtuando os votos que eram colocados nas urnas”.

No decorrer da história, a Corte Eleitoral promoveu inúmeras ações para ampliar o acesso ao direito de votar e ser votado e garantir a efetividade da vontade popular expressada pelas urnas.

O início

Os primeiros anos da Justiça Eleitoral foram desafiadores. Após cinco anos de existência, ela foi extinta pelo Estado Novo, em 1937. A reinstalação só ocorreu em 1945, com o fim do regime de exceção, que durou oito anos. Uma vez reinstalada, a primeira missão da Justiça Eleitoral foi organizar os partidos políticos — proibidos no governo Vargas — e as eleições presidenciais de 1945.

No período de estabilidade democrática que durou até abril de 1964, antes da instauração do regime militar, a Justiça Eleitoral trabalhou para desenvolver, entre as brasileiras e os brasileiros, a cultura do exercício da cidadania por meio do voto.

No processo de redemocratização, iniciado em 1979 (a partir da Lei de Anistia), a Justiça Eleitoral buscou se modernizar para preparar as eleições que ocorreriam nos anos seguintes. Entre 1985 e 1986, o Cadastro Nacional de Eleitores foi informatizado. Dessa forma, foram dados os primeiros passos para a criação do sistema eletrônico de votação no Brasil, que hoje é referência mundial em transparência, segurança, abrangência e agilidade.

Sedes do TSE

Com a reinstalação em 1945, o TSE funcionou provisoriamente nas dependências do Palácio Monroe, localizado na Cinelândia, no Rio de Janeiro. A Corte Eleitoral passou a ter uma sede própria no ano seguinte, na rua 1º de Março, no edifício que hoje abriga o Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE).

Com a transferência da capital federal para Brasília (DF), em 1960, o TSE passou a funcionar novamente em uma sede provisória, em um dos prédios da Esplanada dos Ministérios. Em 1971, mudou-se para um prédio localizado na Praça dos Tribunais, de onde saiu para o endereço atual, no Setor de Administração Federal Sul, em 2011.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.