Primeiro ‘pouso seguro’ teve emoção em Parintins. Veja diálogo piloto da Azul-torre Manaus

Procedimento inédito aconteceu na pista do Aeroporto Júlio Belém, em Parintins. Foto: Divulgação/Cindacta IV

A primeira aproximação do tipo Required Navigation Performance (RNP) para pista homologada apenas para operações sob Regras de Voo Visual (VFR) na Amazônia Legal, foi realizada nesta quinta-feira (19). O procedimento inédito aconteceu na pista do Aeroporto Júlio Belém, em Parintins (município a 369 km de Manaus).

A coordenação ficou a cargo do chefe da Subdivisão de Operações Militares do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV), tenente-coronel controlador de tráfego aéreo Edivaldo Cardoso dos Santos. Ele consderou a ação “um marco, tanto para o aeroporto de Parintins quanto para o controle do espaço aéreo na Amazônia”.

O procedimento utiliza a capacidade embarcada das aeronaves para proporcionar a transição do voo em rota para os fixos iniciais de aproximação. As trajetórias são bem definidas, assim como a descida estabilizada na aproximação final.

Para o piloto Nilson Santos, comandante da aeronave Azul 4468, foi uma honra ter sido o primeiro a realizar o procedimento, que ele classificou de “irretocável”. “A Força Aérea Brasileira, mais uma vez, contribuindo bastante para a garantia da segurança das operações aéreas em Parintins”.

Confira registros de trechos da conversa entre o piloto da Azul Linhas Aéreas Brasileiras e o controlador de tráfego aéreo do ACC-AZ, no momento do pouso:

– “Azul 4468, confirme se tem intenções de executar o procedimento para a pista 06 de Parintins.”

– “Afirmo. Azul 4468.”

– “A Força Aérea Brasileira sente-se honrada em informar que a sua aeronave será a primeira a executar esse tipo de procedimento para pista homologada apenas para operação visual na Região Amazônica.”

– “Ciente. Azul 4468.”

– “Azul 4468, reporte iniciando o procedimento RNP para a pista 06 de Parintins.”

PUBLICIDADE
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.