Grupo amazonense Buia Teatro Company apresenta ópera infantojuvenil no interior de São Paulo

O espetáculo “Cabelos Arrepiados” conta a história de cinco crianças insones que tiveram seus sonhos roubados. Foto: Divulgação

A Buia Teatro Company, grupo teatral amazonense, está percorrendo diversas cidades do país com sua ópera dedicada ao público infantojuvenil, “Cabelos Arrepiados”. Depois de uma temporada no Rio de Janeiro, o grupo segue para o Estado de São Paulo.

Contemplado pelo Edital Sesi Viagem Teatral, o público poderá conferir o espetáculo gratuitamente no Teatro do Sesi em São José do Rio Preto, em maio, e no Teatro do Sesi em São José dos Campos, em junho.

“É uma oportunidade única viajar com nossa trupe. É a primeira vez que uma ópera para crianças do Norte, produzida por um coletivo independente, consegue esse feito. Não se trata apenas de apenas mais um espetáculo, e sim de criar oportunidades para que artistas do Norte do país tenham visibilidades no Sul e Sudeste. O custo amazônico muitas das vezes, ou quase sempre, nos impede de circular com obras em outros territórios”, ressalta o diretor da peça, Tércio Silva.

Inspirado no universo sobrenatural de autores como Edgar Allan Poe, na cinematografia de Tim Burton e na estética de Edward Gorey, “Cabelos Arrepiados” conta a história de cinco crianças insones que tiveram seus sonhos roubados. Sem dormir, elas enfrentam os perigos gerados pelos maus pensamentos e sonhos ruins, ao mesmo tempo que refletem sobre valores importantes como amizade e união entre irmãos, o diálogo com os pais, hábitos de higiene pessoal e os perigos da destruição do meio ambiente e do consumismo.

A produção é inspirada no universo sobrenatural de autores como Edgar Allan Poe, na cinematografia de Tim Burton e na estética de Edward Gore. Foto: Divulgação

“Cabelos Arrepiados” conta com texto de Karen Acioly e direção do amazonense Tércio Silva. “Observei as crianças, que são antenas do que vivemos na sociedade. Percebi as crianças urbanas, conectadas, dormindo cada vez mais tarde e me perguntei: mas por que será? Quais angústias? Do que sentem medo”, conta a autora Karen Acioly.

O grupo

O Buia Teatro foi fundado em 2015 pelo diretor e produtor amazonense Tércio Silva em parceria com a atriz Maria Hagge. A companhia vem se destacando no cenário das artes da cena em diálogo com a cidade de Manaus, a Região Norte e todo o Brasil. Diálogo esse que tem se materializado através de projetos como a ópera “Cabelos Arrepiados”, que já conquistou prêmios ao longo dos últimos dois anos, entre eles o prêmio de melhor figurino e trilha sonora original no Festival Nacional de Teatro de Varginha (MG).

“Cabelos Arrepiados”, com classificação de 10 anos, fica em cartaz em maio, de 13 a 21 (sextas-feiras e sábados), às 15h, no Teatro do Sesi São José do Rio Preto (avenida Duque de Caxias, 4656 – Vila Elvira – São José do Rio Preto). Já em junho é a vez do Teatro do Sesi São José dos Campos apresentar a ópera infantojuvenil. A trupe amazonense realiza sessões de 3 a 11, sendo às 15h nas sextas-feiras e às 16h aos sábados. Os ingressos podem ser reservados pelo Meu Sesi e terá cota disponível na portaria do teatro uma hora antes do espetáculo.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *