Cheia 2022: Trecho da rua dos Barés, no Centro de Manaus, é interditado para circulação de veículos

O avanço do nível das águas que alagou a via está prejudicando a circulação de veículos no entorno. Foto: Divulgação/Sidney Mendonça/IMMU

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), interditou, na manhã desta quinta-feira, 12/5, o trecho da rua dos Barés, no cruzamento com a Pedro Botelho, no Centro. A medida proíbe a circulação de veículos menores e foi necessária por conta do avanço do nível das águas que alagou a via e está prejudicando a circulação de veículos no entorno.

“Nós fizemos uma vistoria neste local e identificamos possíveis problemas que possam ocorrer em decorrência da cheia. Esse aqui é o primeiro ponto alagado e o prefeito David Almeida nos autorizou fazer o fechamento desse trecho da via. Nós já estamos antecipando o fechamento para que os condutores e pedestres não tenham problemas no local”, disse o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.

Foto: Divulgação/Sidney Mendonça/IMMU

O diretor-presidente explicou que o terminal da Matriz funciona normalmente, mas pode ser interditado, caso haja necessidade.

“Sabemos que a avenida Sete de Setembro continua interditada e o terminal da Matriz pode ser fechado caso as águas subam muito. Esta cota de fechamento é algo em torno de 29 metros e 80 centímetros, e depois pode fechar para ônibus, quando a cota chegar aos 29 metros e 90 centímetros. Então, caso ocorra o fechamento para veículos leves, vamos remanejar esse fluxo pela Lobo D’Almada. Já existe um planejamento e um monitoramento à medida que chegam às cotas e planos de interdição”, explicou.

O secretário-executivo da Defesa Civil de Manaus, Fernando Pires Júnior, explicou a necessidade da interdição. “Estamos fazendo um trabalho de prevenção no Centro. A gente tem uma previsão de uma das maiores cheias, neste ano, inclusive maior até do que em 2012. Por isso estamos aqui para prestar apoio aos moradores, lojistas e motoristas do entorno, para que os danos sejam diminuídos consideravelmente”, frisou.

Orientações

A Prefeitura de Manaus orienta aos motoristas que trafeguem com cuidado pelo local. O condutor que deseja acessar a avenida Lourenço da Silva Braga, deve seguir em frente até a rua Miranda Leão, depois seguir pela rua Pedro Botelho e depois em direção ao bairro.

Cerca de dez agentes de trânsito estão diariamente monitorando as vias do Centro e só farão novas interdições caso o avanço da enchente interfira na segurança de condutores e pedestres.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *