Banco de dados vai mapear os profissionais da música do Amazonas

O banco de dados dará visibilidade a estes artistas e poderá orientar tanto o Poder Público, quanto a iniciativa privada, movimentando a cadeia produtiva da música. Foto: Divulgação

Com o objetivo de criar um banco de dados de músicos que atuam profissionalmente no Amazonas, o Cultura Amazônica desenvolveu um projeto para mapear qual a realidade deste setor artístico em todo o estado, através de um questionário digital, simples e de respostas rápidas, disponível em um formulário Google.

Poderão responder ao questionário, cantores, compositores, autores, intérpretes, produtores fonográficos, instrumentistas, arranjadores, regentes e demais profissionais do segmento da música que residem e desempenham suas atividades musicais na capital e no interior do estado do Amazonas.

O projeto “Criação e implementação do banco de dados de Músicos do Amazonas” foi contemplado pelo Programa Cultura Criativa 2021 – Prêmio “Equipa Cultura”, do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Esta base de dados servirá de ferramenta de democratização, valorização da identidade e memória cultural do segmento musical no Amazonas, através do registro de artistas conhecidos e identificação de novos talentos, dando visibilidade e construindo oportunidades a essa contemporânea safra de artistas.

O produtor cultural Wagner Moreira é o idealizador do projeto. Foto: Divulgação

Para o idealizador do projeto, o produtor cultural Wagner Moreira, o mapeamento destes profissionais da música tem como objetivo identificar os agentes desta cadeia produtiva no Amazonas e conhecer sua realidade.

“Ao identificar elementos concretos que revelem a realidade da cadeia produtiva musical do estado, será possível mensurar a singularidade e o potencial artístico deste segmento. Ter este banco de dados de profissionais da música é um feito importante para que se desenvolvam políticas públicas consistentes e que atendam a classe artística local, fazendo com que o fomento tenha um direcionamento adequado diante da realidade apresentada”, explica Wagner Moreira.

Este banco de dados dará visibilidade a estes artistas e poderá orientar tanto o Poder Público, quanto a iniciativa privada, movimentando a cadeia produtiva da música, impactando positivamente estes agentes culturais e o cenário musical.

O questionário pode ser respondido através do endereço https://forms.gle/uBUMsVEP1mTYQ89F8

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *