Equipe do Hospital Sírio-Libanês realiza visita técnica na Fundação Cecon

A visita técnica faz parte do projeto “Saúde em Nossas Mãos: Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, do Ministério da Saúde. Foto: Divulgação/Laís Pompeu/FCecon

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), recebe nesta terça-feira (26/4) uma visita técnica de integrantes do Hospital Sírio-Libanês, como parte do projeto “Saúde em Nossas Mãos: Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, do Ministério da Saúde (MS).

Durante dois anos, as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de 204 hospitais selecionados em todo o Brasil, dentre eles da FCecon, serão acompanhadas por seis unidades de saúde que integram o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS), do MS, e são consideradas de excelência no país. Um deles é o Hospital Sírio-Libanês.

O objetivo é implantar ou aprimorar medidas voltadas à segurança do paciente nas UTIs, como a intensificação da higienização das mãos, evitar infecções no ambiente hospitalar e evitar desperdícios no SUS.

“Esse programa é uma grande oportunidade para a nossa Fundação Cecon em receber treinamentos e capacitações do Hospital Sírio-Libanês, visando melhorias na segurança dos nossos pacientes que, em algum momento do tratamento oncológico, necessitam do suporte de terapia intensiva”, disse o diretor-presidente da Fundação Cecon, mastologista Gerson Mourão.

Foto: Divulgação/Laís Pompeu/FCecon

Acompanhamento técnico

Na FCecon, estão ligados ao projeto os profissionais de saúde da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e a equipe multiprofissional da UTI adulto.

Ao longo de dois anos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, médicos e nutricionistas da UTI receberão capacitações presenciais e virtuais pelo Hospital Sírio-Libanês. Relatórios mensais são enviados ao hospital, que acompanha os resultados, informa a chefe da CCIH/FCecon, enfermeira Glauciane Neves.

Treinamento

Durante a visita desta terça-feira, técnicos do Sírio-Libanês apresentaram informações sobre o “Saúde em Nossas Mãos” e os indicadores esperados. A expectativa do programa é diminuir em 30% as infecções hospitalares.

“Esse projeto visa otimizar a higienização das mãos, mostrando a importância para diminuir o número de infecções hospitalares. No Brasil, 2.687 vidas já foram salvas com esse projeto e R$ 354 milhões já foram economizados. Isso mostra a importância do projeto e da higienização das mãos”, afirma a médica infectologista da CCIH/FCecon, Silvia Souza.

Um treinamento prático foi aplicado aos funcionários da UTI adulto da FCecon, visando melhorias na assistência e a redução de infecções hospitalares, como a pneumonia associada à ventilação mecânica, as infecções de trato urinário e as de corrente sanguínea.

Cronograma

A visita técnica é realizada durante toda a terça-feira e novas capacitações estão no cronograma. O projeto tem previsão para ser concluído em 2024.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *