Wilson Lima entrega o Caic+ Especialidades no bairro Novo Israel

O Caic+ Dra. Maria Helena Freitas de Góes é o terceiro reinaugurado este ano, com oferta de novas especialidades médicas.

O governador Wilson Lima entregou, nesta segunda-feira (25/04), o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic+) Dra. Maria Helena Freitas de Góes, no bairro Novo Israel, zona norte de Manaus. A unidade é a terceira do tipo reinaugurada em Manaus este ano, após passar por revitalização e receber novas especialidades médicas.

O novo perfil de atendimento Caic+ é resultado de ações do projeto Criança Amazonas, que faz parte do programa Saúde Amazonas, lançado pelo governador Wilson Lima e executado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

Wilson Lima destacou que os Caics + ampliam a faixa etária de atendimento, abrangendo adolescentes até 17 anos, e ofertam um número maior de especialidades e serviços médicos.

“Quando a gente fala de Caic + não é só o aumento de uma sala. Não adiantava a gente entregar um prédio bonito e novo sem ampliar esse atendimento a essas crianças e adolescentes. Quando a gente fala de Caic + a gente está falando de mais atendimentos, são cinco especialidades a mais, fora a telemedicina que será oferecida por meio do Albert Einstein de São Paulo”, destacou o governador.

Com o Caic+, crianças e adolescentes passam a contar com novas especialidades médicas, além da pediatria, como a neuropediatria, nutrologia, ortopedia, psiquiatria e infectologia.

Por meio da implantação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o Caic+ Dra. Maria Helena Freitas de Góes também conta com atendimento em telemedicina nas especialidades de neuropediatria e psiquiatria pediátrica, pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein (SBIBHAE).

A nova unidade oferta, ainda, serviços de apoio diagnóstico em neurologia e cardiologia, triagem neonatal, odontologia, apoio terapêutico em psicologia, enfermagem e farmácia.

“Antes os Caics funcionavam basicamente com pediatria; nós temos agora subespecialidades em todos os Caics+. É muito importante para a comunidade porque tanto a criança quanto o adolescente conseguem ter o atendimento completo”, disse o secretário da SES-AM, Anoar Samad.

“Hoje a gente quer agradecer o governador por ter vindo aqui e ter reaberto o Caic que vai atender muitas crianças que vêm de outras comunidades, nossas crianças necessitam desse espaço”, disse Dalva de Moraes, presidente do bairro Novo Israel.

As reformas dos Caics são fruto da parceria entre a SES-AM, o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), que executou os trabalhos. A revitalização do Caic+ do Novo Israel, incluindo a reforma e mobiliário, contou com recursos do FPS no valor de R$ 633.196,31.

Mais serviços e atendimentos

Nos três primeiros meses de 2022, o governador Wilson Lima reinaugurou outras dois Caics, no novo formato.

Em janeiro deste ano, foi reinaugurado o Caic+ Ana Braga, a primeira unidade deste tipo de atendimento totalmente revitalizada. Com a reestruturação, os atendimentos foram de 803, em 2021, para 2.218, em janeiro de 2022, um aumento de 170%.

Em março, foi entregue o Caic+ Alberto Carreira, que supre uma demanda de atendimentos especializados e era muito esperado por moradores da região. Cerca de 90 mil pessoas moram no bairro da Compensa, o quarto mais populoso de Manaus, na zona oeste da capital.

Acesso

O agendamento de atendimentos no Caic+ Especialidades ocorre via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), seguindo critérios de prioridade e gravidade. O paciente, de 0 a 17 anos, realiza o atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e recebe o encaminhamento para os serviços do Caic+. O encaminhamento precisa ser inserido no Sisreg na unidade de saúde que solicitou o atendimento especializado.

É importante que pais e responsáveis das crianças e adolescentes que necessitam dessa assistência mantenham os dados do cadastro atualizados no Sistema Único de Saúde (SUS), para receber informações do status do seu procedimento, consulta ou exame.

Estiveram presentes na entrega do Caic+Dra. Maria Helena Freitas de Góes os deputados estaduais João Luís e Tony Medeiros, além de secretários de estados e lideranças comunitárias.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *