02/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

UEA apresenta ferramenta que utiliza realidade virtual para ensino de casos clínicos no curso de Medicina

Publicado em 25 de abril, 2022

A ferramenta Salus VR permite que alunos do curso de Medicina sejam avaliados por meio de simulações virtuais de casos clínicos. Foto: Divulgação/Daniel Brito/UEA

O uso da realidade virtual tem se tornado cada vez mais presente no processo de aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. Com o objetivo de aproximar estudantes desta tecnologia, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento UNA-SUS Amazônia, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), apresentou, neste mês, a ferramenta Salus VR. Ela permite que alunos do curso de Medicina sejam avaliados por meio de simulações virtuais de casos clínicos. A iniciativa conta com o apoio da Samsung.

Fruto do projeto Plataforma em Saúde, iniciado em 2020 no âmbito do UNA-SUS, a ferramenta busca virtualizar casos clínicos com a criação de ambientes imersivos de situações reais de uma sala de emergência médica, simuladas de forma dinâmica e interativa. Ao fim da simulação, o estudante recebe uma nota correspondente ao desempenho durante a avaliação.

O Salus VR foi desenvolvido por docentes que atuam no UNA-SUS incluindo, ainda, a participação de pesquisadores e alunos das áreas de saúde e tecnologia. O projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) Plataforma em Saúde foi realizado por meio de convênio com a Samsung, usando recursos da Lei de Informática para a Amazônia Ocidental (Lei Federal nº 8.387/1991), com divulgação de acordo com o previsto no artigo 39º do Decreto nº 10.521/2020.

O Salus VR passará por uma fase final de testes de usabilidade com alunos do curso de Medicina, como parte do processo de pesquisa científica. Após essa etapa, a aplicação ficará pronta para uso dos professores em sala de aula. Durante a avaliação, o Salus VR possibilita a virtualização de dois quadros clínicos: atendimento de pacientes com casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto.

Foto: Divulgação/Daniel Brito/UEA

O coordenador do projeto, professor João da Mata Libório Filho, diz que o apoio para o financiamento do Salus VR foi fundamental no desenvolvimento da ferramenta e a inovação possui um papel importante na melhoria do ensino de habilidades clínicas.

“O VR é uma tecnologia de ponta que está sendo utilizada no mundo todo. Na Salus VR, o aluno faz uma imersão para atendimento de um caso clínico em uma sala de emergência simulada com realidade virtual. Isso facilita todo o processo de aprendizagem”, explica.

Sobre o Unasus

O Unasus Amazônia é um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de produções científicas e tecnológicas para a saúde. Foi reformado em 2016 como resultado de uma parceria entre a UEA, o Governo do Estado do Amazonas e a Universidade Aberta do SUS – UNA-SUS/Fiocruz em um projeto conveniado com a Samsung por meio da Lei de Informática para a Amazônia Ocidental. O mesmo está localizado na Escola Superior de Ciências da Saúde da UEA/ESA.

Com a proposta de pesquisar, desenvolver e testar tecnologias educacionais para a área da saúde, que facilitem e/ou resolvam os problemas enfrentados por regiões remotas, vulneráveis e de difícil acesso à internet, o Centro já alcançou resultados proeminentes no âmbito nacional e no contexto Unasus de ensino. Tornou-se referência por ser o primeiro Centro de P&D dedicado totalmente a tecnologias para a saúde da região Amazônica.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.