Ensino a distância: Saúde oferece webpalestra sobre LER/Dort

Ensino a distância: Saúde oferece webpalestra sobre LER/Dort

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), lança, na plataforma de Ensino a Distância (EAD) da instituição, a webpalestra: Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

A webpalestra propõe despertar a sociedade para os fatores causadores dos agravos de LER/Dort, bem como a prevenção e o tratamento a essas doenças. O público-alvo são: trabalhadores, empregadores e sociedade em geral e conta uma certificação de 4 horas com certificação na conclusão do curso.

A iniciativa sobre LER/Dort é oferecida pelo Centro de Educação a Distância (Cead) da FVS-RCP. Não há prazo para inscrição e os interessados podem se inscrever pelo endereço: https://bityli.com/koqvn

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o curso é importante para que sejam divulgadas a adoção de cuidados e medidas preventivas contra lesões associadas à repetição de movimentos, sobrecarga e esforço excessivo.

Educação

“O trabalho de educação em saúde é justamente esse: envolver a população com os conhecimentos da área da saúde para que haja construção do pensamento de que é fundamental a prevenção, aumentando os cuidados individual e coletivo a fim de reduzir o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, promovendo um ambiente seguro e práticas saudáveis para trabalhadores”, ressalta Tatyana.

A fisioterapeuta do Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador da FVS-RCP (Cerest/FVS-RCP), Juliene Dantas, destaca que o curso foi elaborado pensando no Dia Mundial de Combate Mundial de Combate às LER/Dort (28/02). “O curso é para a sociedade em geral, alertando para práticas preventivas que reduzam as ocorrências da LER/Dort. O curso aborda áreas mais afetadas, mecanismos de lesão, fases da doença, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção”, ressalta Juliene.

LER/Dort

São distúrbios relacionados ao trabalho, decorrente da utilização excessiva imposta ao sistema músculo-esquelético e da falta de tempo para sua recuperação, ocasionando incapacidade laboral temporária ou permanente. O Dia Mundial de Combate às Lesões por
Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort) é celebrado no dia 28 de fevereiro.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e, por meio do Centro de Educação a Distância, oferece cursos na modalidade de educação a distância na área de vigilância em saúde.

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *