Vai pegar a estrada no feriado da Páscoa? Veja os cuidados com o veículo

Vai pegar a estrada no feriado da Páscoa? Veja os cuidados com o veículo

Antes de pegar a estrada, é preciso fazer um check-up no veículo para não correr riscos. Foto: Caio di Biase/Divulgação

Com a aproximação do feriado da Páscoa, há quem já tenha planejado pegar a estrada e aproveitar a folga pelas cidades do interior do estado. Para assegurar que tudo dê certo, é importante também planejar um check-up do veículo que irá conduzir a viagem. A Distribuidora Atem preparou uma lista de cuidados para que seu feriado não se transforme em dor de cabeça.

O engenheiro químico e de segurança do trabalho da Atem, Eliomar Oliveira, ressalta que, independente do trajeto, se longo ou curto, todo condutor deve fazer uma revisão geral no veículo, antes de pegar a estrada, garantindo que o percurso ocorra sem imprevistos indesejáveis que impactem em sua segurança ou em seu bolso.

Confira os itens mais importantes em uma revisão geral:

Pneus 

Entre as condições mais importantes do check-up do veículo está a avaliação das condições dos pneus, incluindo aí, o estepe. “É muito importante a pessoa verificar a condição do pneu antes de começar a viagem”, explica o engenheiro químico e de segurança da Atem, Eliomar Oliveira, destacando também a calibragem do pneu, que deve respeitar a pressão indicada pelo manual do veículo e que está orientada no batente da porta do motorista. “Pneus calibrados reduzem o atrito do carro com o solo e isto também ajuda na eficiência do contato do pneu com o asfalto, gerando economia de combustível”, ressalta Oliveira.

Combustível  

Verificar o percurso e quantos quilômetros são de viagem, ajudam na programação do combustível e também no seu bolso. “Vale lembrar que abastecer em postos que possuam um controle de segurança nos seus produtos, contribui para garantia de uma boa viagem”, explica o engenheiro químico e de segurança.

A Distribuidora Atem mantém equipe de engenheiros químicos e químicos que atuam no controle de qualidade com visitas sistemáticas e planejadas que orientam os postos bandeirados sobre a qualidade e segurança dos combustíveis. Caso tenha uma dúvida, procure um especialista da Atem para orientação.

Gasolina comum ou aditivada? 

A diferença entre a gasolina comum e a aditivada está no aditivo que tem função detergente dispersante e contribui para a limpeza. De acordo com Eliomar Oliveira, é importante evitar abastecer com pouca gasolina aditivada. “Quando for abastecer com aditivada, procure colocar no mínimo meio tanque; se colocar menos, corre o risco de ser somente realizada a primeira parte da função que remove a sujeira”, alerta.

E se o carro for uma pick-up?

Se o seu carro for uma pick-up, Eliomar Oliveira pede para que o condutor preste atenção no combustível que o fabricante indica. No caso de carros fabricados a partir de 2012, o uso é obrigatório de diesel B S10. “Não coloque diesel comum, pois seu carro pode ter problemas”, informa.

Kit de segurança 

O estado de conservação de algumas estradas no Brasil é propício para trazer danos aos pneus dos veículos. Por isto, é importante que o condutor verifique se o kit de segurança, ou kit do estepe, esteja completo. Ou seja, deve conter um triângulo, um macaco e uma chave de roda, além do pneu reserva.

Freio

Nem precisamos falar o quanto o freio é importante em um veículo. Então, é preciso redobrar os cuidados com ele. Caso o fluido do freio, por exemplo, não esteja no nível correto ou se houver algum vazamento, o freio pode ser extremamente prejudicado. Por isto, Eliomar Oliveira pede muita atenção para este item durante a revisão do carro.

Óleo 

A revisão do óleo é outro aspecto importante para todo condutor realizar, pois traz impactos diretos no funcionamento do motor. “É importante estar atento para evitar que o líquido não fique abaixo do valor mínimo indicado”, explica o engenheiro químico e de segurança, alertando que é importante procurar postos de serviços credenciados, como os da Atem, que irão oferecer os serviços de troca de óleo para deixar o veículo ainda mais seguro.

Fazer o check-up de todos os itens listados acima é a garantia de uma viagem sem imprevistos e um feriado tranquilo.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *