Dia do Obstetra celebra profissional especializado em cuidar da mãe e do bebê durante a gestação e parto

Dia do Obstetra celebra profissional especializado em cuidar da mãe e do bebê durante a gestação e parto

Comemorado nesta terça-feira (12/04), o Dia do Obstetra celebra os médicos e enfermeiros especializados em acompanhar a gravidez e realizar o parto. O profissional é o responsável por conduzir todo o processo de gestação, que vai do pré-natal ao pós-parto, solicitando os exames necessários para avaliar a saúde da mulher e do bebê, como os exames de sangue e de ultrassonografia, e o momento do nascimento.

O ginecologista obstetra José Fernandes Viana, que atua na Maternidade Alvorada, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), explicou sobre como é realizado o trabalho dos profissionais e a importância dos cuidados com as pacientes durante o atendimento, a gestação e após o parto.

“Nosso trabalho é árduo, a gente acorda cedo para chegar na maternidade e ter contato com as pacientes que já tiveram procedimento de parto e cesariana. Fazemos a visita nas enfermarias e logo após começa a fazer os atendimentos necessários para acolher aquelas que estão chegando na maternidade, seja em trabalho de parto, seja por alguma intercorrência que necessite de uma avaliação médica e orientações”, disse o médico.

A palavra obstetra tem origem no latim obstetrix, do verbo obstare, que significa “ficar ao lado”, no caso, acompanhar a paciente do início ao fim da gestação.

Gravidez e Pré-natal

Antes de chegar ao momento do parto, é necessário que a gestante procure um médico obstetra e realize consultas frequentes durante toda a gravidez para garantir os cuidados de saúde da mãe e o desenvolvimento adequado do bebê, sendo também aconselhado que as consultas sejam mantidas até o pós-parto. O médico enfatiza a importância de as grávidas procurarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para o acompanhamento pré-natal.

“Quando a paciente faz um bom pré-natal, faz exames, é acompanhada por um tripé multiprofissional, que envolve assistente social, enfermeiro e médico, as intercorrências que podem acontecer durante uma gravidez diminui muito, até mesmo os casos de mortalidade. Muitas mães, às vezes, só sabem de complicações quando fazemos os exames na maternidade e isso é muito preocupante. Quando a paciente faz o pré-natal, logo no início todas essas intercorrências são diminuídas, assim como as chances de comprometimento da vida da mãe e do bebê”, destacou Dr. Fernandes Viana.

Caso marcante

O médico atua há quinze anos como obstetra na rede estadual de saúde e destacou um momento de muita felicidade em sua carreira.

“Uma vez, uma paciente chegou à maternidade com o descolamento prematuro de placenta bem importante. A gente, com toda a equipe preparada com urgência, colocamos essa paciente na sala, mas mesmo assim conseguimos salvar o bebê. O bebê nasceu em morte aparente, mas sobreviveu. Então, isso me deixa muito alegre, quando estamos com uma equipe profissional e envolvida na busca de salvar a vidas, você acaba tendo essa surpresa boa”, contou o médico.

Maternidades

A melhoria e ampliação das maternidades é destaque na gestão estadual. As sete unidades da SES-AM, localizadas em Manaus, realizaram 25.363 partos, sendo 14.282 partos naturais e 11.081 cesarianas, em 2021. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) materna do Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), comemorou no mês de março, um ano de reativação dos serviços, em meio à pandemia de Covid-19, com 10 leitos.

Outras unidades também ganharam mais leitos; além de salas cirúrgicas e de cuidados humanizados; a redução de filas para cirurgias de laqueaduras e vasectomias; entrega de equipamentos e a inauguração de mais um Centro de Parto Normal Intra-Hospitalar (CPNI) durante a atual gestão, no Instituto da Mulher Dona Lindu.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *