Seduc inicia temporada 2022 do projeto ‘Conquistar’, com aulas de reforço para alunos do Ensino Médio e EJA

A programação deste ano da plataforma será no formato de websérie. Foto: Divulgação/Tairone dos Santos/Seduc-AM

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc/AM) deu início às atividades do “Projeto de Apoio à Aprendizagem Conquistar 2022”. O programa tem foco na complementação da aprendizagem e na ampliação da carga horária de estudo dos estudantes por meio de aulas de apoio e de revisão de conteúdos para os alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e para os estudantes da 11ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Este ano, a plataforma busca a inovação e organiza a sua programação no formato de websérie, na qual cada programação de estudos – antes chamada de blocos – receberá o nome de temporadas. Estas serão temáticas e, durante as temporadas, ocorrerá o lançamento de episódios. Os episódios são: aulas, lives, simulados, dicas e outros. A ideia é aproximar ainda mais os recursos pedagógicos dos alunos e dos professores.

“O projeto atende todos os alunos da rede estadual do Amazonas que estejam no Ensino Médio e EJA Ensino Médio. Mais uma vez, ele vem inovando, e apresenta uma nova versão mais interativa e integrada às metodologias ativas em uma linguagem atual e contextualizada. Professores e estudantes terão mais espaços participativos na elaboração, produção e divulgação dos recursos pedagógicos do projeto”, comenta a secretária de Estado de Educação, Kuka Chaves.

Desenvolvido desde 2018 pelo Centro de Mídias do Amazonas (Cemeam), o “Conquistar” conta com programação televisiva, ambientes virtuais de aprendizagem (Plataforma Educação, Acerta Mais Enem, EXP for School, Enem Brasil), apostilas, simulados, aulões ao vivo com professores convidados, interatividade em redes sociais e, durante as transmissões, lives de orientação sobre as áreas de atuação profissional, entre outros.

Alunos influencers

Em 2021, as aulas foram apresentadas em um formato de “Sala de Aula Invertida”. Este ano, a metodologia permanece, e assim o projeto vai expandir suas ações pedagógicas com a organização de blocos temáticos, tornando a programação de estudos mais atrativa. Além disso, o projeto conta com a seleção de alunos “influencers” para apoiar a mobilização e participação dos estudantes na escola, também com a seleção de professores de sala de aula para realizar a produção de material pedagógico de apoio e para ministrar os aulões ao vivo.

Os estudantes escolhidos terão seus vídeos divulgados pelas redes sociais das escolas estaduais.

Como acessar

Para ter acesso aos conteúdos e à programação do projeto “Conquistar”, o estudante deve acessar o site https://conquistar.am.gov.br/. Além disso, as aulas são disponibilizadas também na TV Tiradentes, Canal 2.3, de segunda a sexta-feira.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *