Hospitais Samel realizam formatura de médicos residentes em pediatria

Hospitais Samel realizam formatura de médicos residentes em pediatria

Os Hospitais Samel realizaram na noite da última quinta-feira, 24 de março, a formatura da segunda turma de médicos residentes em Pediatria do Programa Samel de Residência Médica, que aconteceu no Buffet Excelência, localizado no bairro Nossa Senhora das Graças. Além dos formandos e familiares, o evento reuniu o presidente do Grupo Samel, Sr. Luis Alberto Nicolau, os diretores Ricardo e Hiram Nicolau, a diretora técnica dos Hospitais Samel, Dra. Dirce Onety, entre outros membros importantes da diretoria da instituição.

Na ocasião, as residentes, Dras. Ana Luiza Marques de Oliveira e Alessandra Alves do Nascimento, receberam o título de especialistas em Pediatria após o cumprimento do período de três anos atuando nas unidades hospitalares da Samel, onde, supervisionadas pelas Dras. Judith Queiroz e Waleska Marcião, tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades técnicas e raciocínio clínico, compartilhando conhecimentos e aprendendo mais com os médicos especialistas da Samel.

Acolhida de novos residentes

Na mesma ocasião, a Samel apresentou à sociedade os novos médicos residentes em Cirurgia Geral e Pediatria de 2022, que são os Drs. Mackson Pereira de Oliveira e Gabriel Ohana Bessa (Pediatria) e Edevair Mazarão e Marcela Menezes dos Santos (Cirurgia Geral).

Houve, também, a acolhida dos residentes dos anos de 2020, que são os Drs. André Marques Benchimol da Silva e Jéssica Talitta Tavares Pardo (Pediatria); e de 2021, que são os Drs. Sueny Evangelista da Silva Costa e Oscar Juan Pablo Valenzuela Cornejo (Pediatria), e os Drs. Matheus Alecrim Alexandre e Jozyel Castro Cláudio (Cirurgia Geral), que não foram apresentados anteriormente devido a pandemia de Covid-19.

Além disso, a Samel anunciou oficialmente as duas novas modalidades do seu programa de residência médica, que são Clínica Médica e Ginecologia e Obstetrícia, cujos residentes também foram apresentados, sendo eles os Drs. Daisy Carolina Huertas Martínez e Denison Clark Corrêa de Miranda (Clínica Médica), Victor Ryan Sales Thomé e Ellen de Fátima Caetano Lança (Ginecologia e Obstetrícia).

Processo seletivo

O processo seletivo do Programa Samel de Residência Médica se dá a partir da realização de um teste de conhecimentos promovido pela Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas (CERMAM-AM). Os interessados se inscrevem e se submetem à avaliação. Aqueles que alcançarem determinada nota podem escolher uma das 14 unidades hospitalares de Manaus onde desejam realizar a residência médica conforme a especialidade oferecida, entre elas, os Hospitais Samel.

Residência

A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos através de especialização realizada em instituições de saúde sob a orientação de profissionais médicos. Ao final do período de residência, os membros recebem o título de especialistas em determinada área da medicina.

O Programa Samel de Residência Médica foi instituído em 2018 e é atualmente presidido pelo Dr. Higino Felipe Figueiredo, e conta com quatro especialidades (Cirurgia Geral, Pediatria, Clínica Médica e Ginecologia e Obstetrícia), que são coordenadas pelos médicos Dr. Daniel Lira; Dra. Judith Queiroz e Dra. Waleska Marcião; Dr. Guilherme Bulbol; Dr. Pablo Túlio e Dra. Lisset Gonzales, respectivamente.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *