
EUA teme guerra cibernética e diz que Rússia planeja novos ataques
Os serviços de inteligência norte-americanos dizem monitorar supostos planos russos de promover ataques cibernéticos contra instituições públicas e empresas dos Estados Unidos.
Nesta segunda-feira (21/3), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que há risco de a Rússia realizar ataques cibernéticos contra o país em resposta às sanções pela guerra na Ucrânia.
Em comunicado divulgado pela Casa Branca, Biden pediu que empresas privadas reforcem a segurança tecnológica.
“Faremos tudo no nosso poder para defender a nação e responder aos ciberataques. Mas a realidade é que grande parte da infraestrutura essencial da nação é controlada e operada pelo setor privado, que deve agir para proteger os serviços críticos dos quais todos os americanos dependem”, ressaltou.
A Casa Branca recomendou que as empresas adotem o uso de autenticação de dois fatores para dificultar o acesso dos hackers aos sistemas e verifiquem se os programas usados estão devidamente atualizados.
O governo americano também orientou que as companhias mantenham cópias de seus arquivos fora da rede.