Presidência: Ciro Gomes defende floresta em pé e modelo ZFM em lançamento de pré-candidatura

“Levantem-se porque vocês estão sendo destruídos!”, alertou Ciro Gomes, em referência a decreto de redução do IPI. Foto: Divulgação/Luan Torres

O pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) cumpriu agenda em Manaus nesta quinta-feira (17). Além de participar de uma homenagem ao político amazonense Jefferson Peres, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Ciro esteve ao lado de Carol Braz e Luiz Castro no lançamento de suas pré-candidaturas ao Governo do Amazonas e ao Senado, respectivamente, no Hotel Blue Tree Premium, no bairro Adrianópolis, zona Sul de Manaus.

Em seu discurso, Ciro Gomes criticou com veemência o modelo econômico atual e o enriquecimento dos bancos, e ainda defendeu o modelo Zona Franca de Manaus.

“Levantem-se porque vocês estão sendo destruídos! Em 1980, 1/3 da riqueza do país era extraída da indústria. Hoje, a indústria nacional brasileira está reduzida a 9% do PIB. Essa pancada recente que o [Jair] Bolsonaro praticou de reduzir o IPI sem nenhum estudo vai estabelecer praticamente a eliminação da diferença competitiva que permite que o Polo Industrial de Manaus representa ainda hoje 8% do produto industrial brasileiro com todas as dificuldades que se tem”.

Em entrevista exclusiva ao Portal do Marcos Santos, Ciro defendeu ainda um modelo de floresta de pé. “Eu tenho um projeto que começa com o zoneamento econômico ecológico. Protege o avanço industrial que está aqui, mas prepara um salto para uma economia mais tecnificada em que a floresta vai ser claramente mais valorizada em pé do que desfeita. Para isso, eu preciso consultar a própria memória que está aqui e não ouvindo burocratas que estão entre Brasília e o Rio de Janeiro”.

Por Hector Muniz

Veja a entrevista com Ciro Gomes:

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *