01/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Evento na Suframa debate fomento para cadeias produtivas regionais

Publicado em 16 de março, 2022

Evento na Suframa debate fomento para cadeias produtivas regionais

A Suframa sediou a 1ª Reunião Ordinária do Fórum Amazonense de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas do ano de 2022. O evento reuniu representantes de diversos órgãos, incluindo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae-AM), Secretaria de Estado da Produção Rural do Amazonas (Sepror), Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Amazonas (SFA/AM) e Federação dos Manejadores de Pirarucu da região de Mamirauá (Fenapam).

A Autarquia foi representada na ocasião pelo coordenador geral de Desenvolvimento Regional, Vitor Lopes.

No sentido de contribuir com a agenda regional de fortalecimento e estruturação de indicações geográficas e marcas coletivas, a Suframa apresentou durante a reunião as metas do plano de trabalho relacionado ao Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado em fevereiro deste ano entre a Autarquia e o Inpi.

O ACT, que visa ao fomento das atividades de disseminação da cultura de inovação e proteção da propriedade industrial na Amazônia Ocidental, tem também como meta ampliar registros de informações geográficas e marcas coletivas dos produtos regionais, com o intuito de colaborar para a estruturação de cadeias produtivas e do ecossistema regional de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

De acordo com o coordenador regional de Desenvolvimento Regional da Suframa, Vitor Lopes, outra ação de destaque da reunião foi a apresentação do planejamento de ações a fim de viabilizar e apoiar o registro de pelo menos seis novas indicações geográficas no Amazonas em 2022.

“No ano passado, a Suframa participou ativamente das reuniões do Fórum e conseguiu avanços positivos no apoio às cadeias produtivas que têm buscado obter o registro de Indicação Geográfica de seus produtos, como, por exemplo, o queijo de Autazes (AM), o mel de abelhas nativas de Boa Vista do Ramos (AM), o açaí de Codajás (AM) e o cacau do Estado de Rondônia. A Autarquia segue de portas abertas e inteiramente comprometida neste ano a seguir contribuindo com as diversas ações do Fórum”, destacou Lopes.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.