Prefeitura avança em recuperação de drenagem no igarapé do Mindu

Prefeitura avança em recuperação de drenagem no igarapé do Mindu

As equipes da Prefeitura de Manaustrabalham nesta quinta-feira, 10/3, na substituição de uma rede de drenagem profunda com 20 metros de extensão, em um trecho do igarapé do Mindu, na avenida Djalma Batista, sentido Centro-bairro, zona Centro-Sul.

No local, próximo à ponte da avenida Djalma Batista, ocorreu uma erosão, por conta da obstrução da antiga rede de drenagem. De forma emergencial, servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) atuam na recuperação da rede, que fica às margens do igarapé. Utilizando caçambas, escavadeiras hidráulicas e retroescavadeiras, 30 homens da Seminf realizam os trabalhos de forma célere.

O subsecretário da Seminf, Efrain Aragão, destaca que as determinações do prefeito David Almeida e do vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, são seguidas com rigor, para que o problema seja solucionado de forma imediata.

“Ao identificarmos o problema, imediatamente já trabalhamos na recuperação do talude, com a implantação de um rip-rap com quatro metros de altura. Fizemos a recuperação da tubulação de drenagem e, posteriormente, a proteção de toda a margem”, afirmou Aragão.

O subsecretário falou ainda sobre o monitoramento da Prefeitura de Manaus no local e a necessidade de emergência da obra.

“Se não agíssemos de forma emergencial, perderíamos a calçada e posteriormente a erosão poderia atingir a avenida Djalma Batista, que é uma das principais vias de ligação ao Centro de Manaus. Já detectamos que não há risco nenhum de desabamento da ponte, mas poderia haver um descalçamento das fundações, ou seja, a retirada dos apoios que suportam a construção. O local já tinha sido mapeado pela Prefeitura de Manaus para que a obra pudesse iniciar de forma imediata e preventiva”, concluiu Aragão.

O monitoramento de áreas onde há necessidade de obras emergenciais é feito constantemente pelas equipes de obras da prefeitura. Os trabalhos visam melhorar a fluidez das águas pluviais e de alguns igarapés que passam por áreas com comércios e habitações, uma constante em quase todas as ruas da capital. Por conta do período chuvoso, ainda não há previsão para o término da obra nesta área do igarapé do Mindu. Os trabalhos não comprometem o fluxo de veículos no local.

Tags: drenagem, Seminf
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *