Educação: Cepan oferta cursos gratuitos para professores, pedagogos, gestores e coordenadores

Estão sendo ofertados os cursos “Educação Socioemocional: aprendizagens-chave” e “Narro, logo existo: criando histórias digitais e recursos multimídia”. Foto: Divulgação/Euzivaldo Queiroz

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto oferta, por meio do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, cursos on-line na plataforma Escolas Conectadas. Os professores, pedagogos, gestores e coordenadores podem se inscrever, até 24 de março, pelo link https://www.escolasconectadas.org.br/.

Estão sendo ofertados os cursos “Educação Socioemocional: aprendizagens-chave” e “Narro, logo existo: criando histórias digitais e recursos multimídia”. Na modalidade autoinstrucional e sem mediação, os profissionais da educação podem aprimorar seus conhecimentos e práticas pedagógicas de forma gratuita e na modalidade ensino a distância.

O objetivo é explorar a Educação Socioemocional e as orientações curriculares, além de auxiliar o professor no encorajamento dos alunos como um meio de preservação da cultura oral, do autoconhecimento, da percepção de mundo e do desenvolvimento de habilidades linguísticas e digitais.

Carga horária

Por meio da parceria, serão ofertados 300 vagas, sendo 150 para cada curso, com carga horária de 12 horas para “Educação Socioemocional” e 30 horas para o curso “Narro, logo existo”. O foco é auxiliar os profissionais que atuam no Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, nas suas diferentes modalidades de ensino.

Os cursos serão realizados do dia 11 de abril a 9 de maio, e contam com um planejamento coletivo entre as equipes pedagógicas do Cepan e da Coordenação da Fundação Telefônica Vivo. Eles serão aplicados pelos profissionais da rede estadual de ensino, na capital e municípios do estado do Amazonas, por meio da Plataforma Escolas Conectadas, pertencentes à Fundação Telefônica.

Plano de educação anual

A gerente de articulações e desenvolvimento profissional do Cepan, Darle Silva Teixeira, comenta que a parceria é muito benéfica para os profissionais da educação, já que os cursos são aplicados de acordo com o plano de educação anual da rede.

“Os cursos são planejados em conjunto com os planos da rede, então essas duas opções oferecidas são voltadas para os profissionais da educação. Os cursos têm como objetivo habilitar o público-alvo, trabalhando a autoria, a criatividade e o desenvolvimento do servidor, em prol dos alunos também”, diz a gerente.

PUBLICIDADE
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.