Elon Musk adia viagem a São Gabriel. Bolsonaro estava pronto para recebê-lo

Elon Musk adia viagem

Elon Musk adia viagem, sem motivo oficial, mas presume-se que o ataque russo às torres de Internet da Starlink, empresa dele, tenha sido determinante

O empresário Elon Musk, da Tesla, SpaceX e Starlink, decidiu adiar a viagem a São Gabriel da Cachoeira (AM), que ocorreria esta sexta (11/03). Ele seria recebido pelo presidente Jair Bolsonaro e anunciaria cooperação para Internet em Terras Indígenas e comunidades rurais.

O motivo do adiamento não foi comunicado oficialmente, mas tudo indica que o bombardeio russo às torres da Starlink, na Ucrânia, tenham sido determinantes para o cancelamento.

Musk viria em seu jato particular, com comitiva, e retornaria para os EUA direto da cidade do Alto Rio Negro. A visita, que será remarcada, resulta de encontro com o ministro das Comunicações, Fábio Farias, no Texas (EUA), em 15 de novembro de 2021. O ministro também se avistou, naquela ocasião, com a presidente da empresa, Gwynne Shotwell.

A parceria do Brasil com a SpaceX e Starlink vai ajudar no monitoramento da Floresta Amazônica. O ministro Farias considera a entrada do conglomerado do empresário como fundamental para cobrir toda a região. As autoridades brasileiras esperam poder reagir mais rapidamente a queimadas e desmatamentos em geral.

Elon, além da SpaceX, é também dono da Tesla, a empresa que está revolucionando o mundo com carros elétricos. Com a SpaceX, ele espalhou 1,7 mil satélites em órbita da terra, em baixa altitude (2 mil quilômetros), para oferecer Internet em áreas remotas. É o projeto Starlink, cujo objetivo é chegar a 30 mil satélites.

A visita de Elon Musk, toda coordenada pelo Ministério das Comunicações, foi tratada com honras de chefe de Estado. O portal, que deu a notícia da visita em primeira mão, teve acesso à informação da visita a São Gabriel da Cachoeira por fonte confiável, mas que pediu anonimato.

 

Multibilionário

Elon Musk, que nasceu na África do Sul, é considerado o maior visionário do momento. Ele é o principal fornecedor de Internet para a Ucrânia e tem expandido os negócios nessa área com rapidez.

O empresário, recentemente, distribuiu kits de recepção de Internet no Chile, em duas cidades, oferecendo o serviço gratuitamente, por um ano. Depois, os Municípios absorverão o custo.

Durante a Cop26, realizada entre 1 e 12 de novembro do ano passado, em Glasgow, Escócia, o ministro das Comunicações se encontrou com outra empresa fornecedora do mesmo serviço da SpaceX. Trata-se da britânica OneWeb, que tem um sistema parecido com o de Musk, contando com 350 satélites de baixa órbita.

Outra concorrente desse mercado é a Amazon, que, por meio do projeto Kuiper, pretende colocar 3,2 mil satélites em órbita. E as empresas vencedoras do leilão do 5G, realizado dia 5/11/2021, comprometeram-se com a conectividade de áreas distantes, escolas rurais, aldeias indígenas e rodovias federais, como contrapartida.

O encontro do ministro Flávio Farias com o empresário Elon Musk foi noticiado pela revista Exame, em novembro. Clique aqui e leia a matéria completa.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *