EXCLUSIVO Elon Musk, da Tesla e Space X, vai a São Gabriel da Cachoeira semana que vem

EXCLUSIVO Elon Musk

EXCLUSIVO Elon Musk (foto) pode se tornar parceiro brasileiro para levar Internet a comunidades rurais e terras indígenas

O multibilionário Elon Musk chegará a São Gabriel da Cachoeira (AM), no Alto Rio Negro, semana que vem. Ele virá em jato particular, com comitiva, para anunciar a instalação de Internet da SpaceX em áreas indígenas e comunidades rurais da Amazônia. É o resultado direto de encontro com o ministro das Comunicações, Fábio Farias, no Texas (EUA), em 15 de novembro de 2021. O ministro também se avistou com a presidente da empresa, Gwynne Shotwell.

A parceria do Brasil com a SpaceX vai ajudar no monitoramento da Floresta Amazônica. O ministro Farias considera a entrada da empresa como fundamental para cobrir toda a região. As autoridades brasileiras esperam poder reagir mais rapidamente a queimadas e desmatamentos em geral.

Elon, além da SpaceX, é também dono da Tesla, a empresa que está revolucionando o mundo com carros elétricos. Com a SpaceX, ele espalhou 1,7 mil satélites em órbita da terra, em baixa altitude (2 mil quilômetros), para oferecer Internet em áreas remotas. É o projeto Starlink, cujo objetivo é chegar a 30 mil satélites.

A visita de Elon Musk tem sido tratada com honras de chefe de Estado. O portal teve acesso à informação da visita a São Gabriel da Cachoeira por fonte confiável, mas que pediu anonimato.

 

Multibilionário

Elon Musk, que nasceu na África do Sul, é considerado o maior visionário do momento. Ele é o principal fornecedor de Internet para a Ucrânia, por exemplo, e acaba de denunciar que as torres da Starlink estão sendo atacadas pelos russos.

O empresário, recentemente, distribuiu kits de recepção de Internet no Chile, em duas cidades, oferecendo o serviço gratuitamente, por um ano. Depois, os Municípios absorverão o custo.

Durante a Cop26, realizada entre 1 e 12 de novembro do ano passado, em Glasgow, Escócia, o ministro das Comunicações se encontrou com outra empresa fornecedora do mesmo serviço da SpaceX. Trata-se da britânica OneWeb, que tem um sistema parecido com o de Musk, contando com 350 satélites de baixa órbita.

Outra concorrente desse mercado é a Amazon, que, por meio do projeto Kuiper, pretende colocar 3,2 mil satélites em órbita. E as empresas vencedoras do leilão do 5G, realizado dia 5/11/2021, comprometeram-se com a conectividade de áreas distantes, escolas rurais, aldeias indígenas e rodovias federais, como contrapartida.

O encontro do ministro Flávio Farias com o empresário Elon Musk foi noticiado pela revista Exame, em novembro. Clique aqui e leia a matéria completa.

Veja, abaixo, o vídeo sobre o tema publicado no Youtube pela revista Exame:

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *