Wilson Lima marca reunião com Paulo Guedes para tratar da redução do IPI

Também vão participar da reunião o prefeito de Manaus, David Almeida, e representantes da indústria e dos demais segmentos econômicos do Amazonas. Foto: Divulgação

O governador do Amazonas, Wilson Lima, disse que já marcou uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para conversar pessoalmente sobre o Decreto Nº 10.979, que reduz a alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) em até 25%. A decisão foi publicado ontem (25), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Leia o decreto aqui.

“Entendo a necessidade que o Brasil tem de promover uma reforma tributária profunda. Porém, como governador do Amazonas, me causa grande preocupação a redução linear de 25% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que alcança os produtos fabricados na Zona Franca de Manaus”, disse o governador.

“Já marquei uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para tratar pessoalmente do assunto. Estarei acompanhado do prefeito de Manaus, David Almeida, de representantes da indústria e dos demais segmentos econômicos do estado”.

De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência da República, a redução do IPI levará a uma perda anual de arrecadação de 19,5 bilhões para este ano, de R$ 20,9 bilhões para 2023 e de R$ 22,5 bilhões para o ano de 2024. Como a receita arrecadada é dividida com estados e municípios, cerca de metade da renúncia fiscal ficará com a União e a outra metade com governadores e prefeitos.

“Em nome das cerca de 500 empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus e das mais de cem mil pessoas que trabalham nas indústrias aqui instaladas e dependem desses postos de trabalho para sustentar suas famílias, vou lutar até o fim para que a medida, tão prejudicial ao povo do Amazonas, seja revogada pelo Governo Federal”, anunciou Wilson Lima.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *